As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020 foram abertas nesta terça-feira, 21. Até as 23h59 de 26 de janeiro o sistema estará aberto. Para facilitar o entendimento da seleção, o Portal da UFJF listou as principais dúvidas dos candidatos sobre o sistema e sua aplicação na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que oferta 1.386 vagas nesta edição.

Dúvidas gerais

1 – O que é o Sisu?
O Sisu é o sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

2 – Como fico sabendo minha nota no Enem?
Ao inserir no sistema o número de inscrição do candidato no Enem 2019 e a senha mais atual cadastrada, o Sisu recupera, automaticamente, as notas obtidas no exame.

3 – Posso participar do Sisu 2020?
Sim, desde que tenha feito o Enem 2019 e não tenha zerado a redação. 

4 – Como funciona o Sisu?
Na etapa única de inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções entre as vagas oferecidas pelas instituições participantes do Sisu. O candidato deve ainda escolher se participará da modalidade de ampla concorrência ou se concorrerá às vagas destinadas a grupos de acesso. Veja detalhes de como realizar sua inscrição.

O prazo para inscrição começa no dia 21 de janeiro e termina às 23h59 de 26 de janeiro de 2020. Durante esse período, o candidato poderá alterar as opções escolhidas. Será considerada a inscrição cadastrada e confirmada por último.

Serão considerados selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. As inscrições são feitas exclusivamente pelo site do Sisu. Caso o candidato não seja selecionado, poderá participar ainda da lista de espera. 

5 – Como funciona a lista de espera?
Os candidatos que não forem convocados pela chamada única e regular do processo seletivo podem participar da lista de espera das instituições para preenchimento de vagas eventualmente não ocupadas, desde que manifestem interesse durante o prazo estipulado pelo programa, também na página do Sisu.

6 – O que é a classificação parcial?
Durante o período de inscrição, o candidato pode acompanhar sua classificação parcial no curso escolhido a partir das notas dos outros candidatos também inscritos nesta opção. Ou seja, a classificação parcial é uma referência para o candidato que fica disponível enquanto o sistema está aberto.

7 – Quais são as modalidades de concorrência no Sisu?
O candidato pode optar por concorrer em ampla concorrência ou, considerando os perfis, em grupos de ações afirmativas. Para saber mais sobre como funciona o sistema de cotas no Sisu, clique aqui.

8- Como é calculada a nota de corte de cada curso que o Sisu informa como referência?
O Sisu calcula, uma vez por dia, durante o período de inscrição, a nota mínima para que os candidatos fiquem entres os potencialmente selecionados (nota de corte). O cálculo é feito com base no número de vagas disponíveis e no total de candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. 

Dúvidas UFJF

1 – Como escolher a UFJF no sistema?
O Sisu tem uma ferramenta de buscas de vagas por município, instituição e curso. No campo “Pesquisar vagas” digite “UFJF” para ter acesso à lista de cursos e vagas.

2 – Quais cursos são disponibilizados pela UFJF?
A UFJF oferece por meio do Sisu 1.386 vagas nos dois campi, sendo 1.174 vagas em 51 opções de cursos no campus Juiz de Fora, 212 vagas em dez cursos no campus Governador Valadares. As vagas são ofertadas nas modalidades de bacharelado e licenciatura, em período integral ou noturno. Confira a lista.

3 – Por que escolher a UFJF?
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foi considerada a segunda melhor instituição de ensino superior de Minas Gerais pela “U.S. News & World Report”, que avaliou 1.250 universidades ao redor de todo o mundo. A UFJF também ocupa no ranking a 14ª posição entre as universidades brasileiras, a 29ª entre as da América Latina e a 831ª no mundo. Oferece diversas oportunidades em diversos campos da graduação, como iniciação científica, projetos de extensão, bolsas de apoio estudantil e treinamento profissional. Além disso, existe a possibilidade de fazer intercâmbio internacional e participar de empresas juniores.

4 – A UFJF exige nota mínima de alguma área do conhecimento para cursos específicos?
Não. Todas as notas têm o mesmo peso.

5 – Onde encontro a nota de corte nos anos anteriores?
O portal da UFJF disponibilizou uma tabela com a nota de corte nos anos anteriores. Os valores variam a cada edição, ou seja, o candidato deve usá-la apenas como referência da procura do curso desejado. Confira a tabela.

6 –  A UFJF fará novas convocações após a divulgação da Lista de Espera?
Sim, a UFJF faz editais de reclassificação que são publicados posteriormente no site da Cdara.

7 – Quando devo fazer minha matrícula?
Os candidatos selecionados na chamada regular, cujo resultado será divulgado no dia 28 de janeiro, devem realizar a matrícula presencial entre os dias 13 e 14 de fevereiro, mas é imprescindível que tenham feito, previamente, a pré-matrícula on-line, que será aberta entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro. O link para a confirmação on-line ainda será disponibilizado.

8 – Não estou conseguindo realizar a minha pré-matrícula on-line, o que devo fazer?
Se estiver no prazo para realização da pré-matrícula on-line, referente ao Edital de Reclassificação para o qual foi convocado, e não estiver conseguindo realizar o procedimento, deve enviar e-mail para cdara@ufjf.edu.br durante o prazo de realização da confirmação. A matrícula não poderá ser requerida após o prazo estabelecido para o respectivo edital.

9 – O requerimento de matrícula presencial pode ser realizado por procurador?
Sim. De acordo com a portaria que regulamenta a matrícula, no item 2.4: “a matrícula deverá ser feita pelo próprio candidato ou por seu procurador legalmente constituído, devendo este apresentar uma procuração simples com outorga de poderes específicos”.

10 – Quais são os documentos necessários para matrícula?
A documentação para matrícula presencial e demais disposições a serem observadas pelos candidatos convocados estão disponíveis no Regulamento de Matrícula na UFJF (Resolução Nº51/2019 – Consu).

11 – É possível estudar na UFJF e em uma instituição de ensino particular?
Sim, desde que o candidato não seja bolsista do Prouni. Nesse caso, deve desistir da bolsa.

12 – Já faço faculdade em instituição pública. É possível cursar junto com uma da UFJF?
Não. É proibido por lei ocupar duas vagas em instituições públicas.

13 – Quando começam as aulas do primeiro semestre de 2020?
As aulas do primeiro semestre de 2020 iniciam-se em 2 de março nos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares.

Tem mais dúvidas? Acesse o site da Cdara.