Inscrições podem ser feitas entre 21 e 24 de janeiro

Inscrições podem ser feitas entre 21 e 24 de janeiro

Por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) disponibiliza 1.386 vagas para 61 opções de cursos divididos nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. Também estão publicados no site do Ministério da Educação (MEC), a íntegra do quantitativo de vagas, a divisão e a lista de cursos que serão ofertados pela instituição. Além disso, é possível ver as vagas disponibilizadas para política de cotas e como funciona a reserva de vagas, clicando no nome do curso indicado.

Nesta edição, 1.174 oportunidades são oferecidas para 51 cursos do campus-sede e 212 para dez graduações em Governador Valadares. As vagas são distribuídas em nove grupos de acesso diferentes. Entre elas, 678 são destinadas à ampla concorrência; e 708 cumprem a  Lei nº 12.711/2012, sendo para os demais oito grupos, de acordo com o perfil de cada estudante.

Para concorrer às vagas, os candidatos precisam fazer a inscrição no Sisu entre os dias 21 e 24 de janeiro. O resultado da chamada regular vai estar disponível no dia 28 do mesmo mês e o período para participar da lista de espera começa no dia 29, estando aberto até 4 de fevereiro. 

As convocações dos candidatos em lista de espera pelas instituições são divulgadas entre os dias 7 de fevereiro e 30 de abril.

Confira o cronograma

21/1 a 24/1
Período de inscrições

28/1
Resultado da chamada regular

29/1 a 4/2
Prazo para participar da Lista de Espera

07/2 a 30/4
Convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições a partir desta data

Como me inscrever?

Os interessados em concorrer a uma das vagas no primeiro semestre de 2020 precisam ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 e não podem ter zerado a prova de redação. O Sisu vai receber inscrições, exclusivamente pelo site do sistema, dentro do prazo estabelecido. Para ter acesso, é preciso informar o número de inscrição do Enem 2019 e a senha cadastrada atualmente no sistema. Cada candidato vai poder se inscrever em até duas opções de curso, sendo possível alterá-los durante o período das inscrições. Durante este prazo, o sistema calcula e atualiza, uma vez ao dia, a nota de corte de cada curso. Caso não seja selecionado na chamada regular o candidato pode escolher, para a lista de espera, a primeira ou a segunda opção informada no período de inscrição. O procedimento é gratuito.

A pró-reitora de Graduação, Maria Carmen de Melo, ressalta a importância da escolha consciente para o ensino superior. “O candidato tem que optar pelo curso não apenas pela nota, mas por identificação. A UFJF disponibiliza vídeos institucionais em suas redes sociais, como Instagram e Facebook, ali o candidato consegue conhecer a graduação de destino, sua disciplina, formação acadêmica e profissional. Além disso, é importante também procurar outros estudantes e conversar sobre a graduação pretendida, facilitando a adaptação.”

Maria Carmem destaca ainda a importância do ingresso por meio do edital. “O candidato opta pelo curso e pela UFJF no momento da inscrição. Ali ele consegue ver para quais instituições ele tem melhor condições de acesso. O Sisu é muito importante, pois atende um número maior de estudantes de outros locais. Isso torna o aprendizado mais interessante, com pessoas diversas, de regiões variadas, fortalecendo a convivência dos alunos”.  

Outras informações: Sisu