UFJF oferece 1.386 vagas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares

UFJF oferece 1.386 vagas nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) iniciará um novo semestre. Com ele, novas oportunidades e a chegada dos calouros. Para concorrer a uma das 1.386 vagas ofertadas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020, os interessados devem estar atentos a todas as etapas da inscrição. As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foram publicadas nesta sexta-feira, 17. O Sisu fica disponível entre os dias 21 e 26 de janeiro*. Da escolha do curso as notas de corte de referência, saiba como funciona o processo seletivo. 

Os vestibulandos que realizaram o Enem 2019 e não zeraram a nota da redação estão aptos às vagas de ingresso. Após fazer o acesso no site do Sisu, o candidato deve se inscrever em duas opções de cursos, por ordem de preferência, em alguma das instituições de ensino. Na sequência, é necessário definir qual a modalidade de ingresso o estudante se encaixa e deseja concorrer, por meio da ampla concorrência ou às vagas reservadas às ações afirmativas. A UFJF conta com nove grupos de acesso de vagas, as especificações podem ser consultadas no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)

A escolha do curso

Durante o período de funcionamento do Sisu, o candidato pode alterar quantas vezes quiser as duas opções de curso. Ao fim do dia, o sistema seleciona automaticamente os candidatos mais bem classificados em cada opção e calcula a nota de corte de referência – corresponde a menor nota dentro da modalidade de acesso para o número de vagas – até aquele momento. Essas notas servem como um norteador para o monitoramento da classificação parcial dos estudantes e são modificadas dia a dia, de acordo com as mudanças na escolha de curso pelos concorrentes. 

No último dia de processo seletivo para os candidatos, dia 24 de janeiro, passa a ser válida a opção de curso selecionada de forma definitiva. Caso a nota do participante o possibilite a classificação nas duas alternativas de vagas propostas, ele será selecionado exclusivamente na primeira opção. Os aprovados na primeira ou segunda opção, mesmo não realizando a matrícula na instituição de ensino, não poderão participar da lista de espera. 

Lista de espera

O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 de janeiro e deve ser consultado no boletim do candidato no site do Sisu. Os vestibulandos que não forem aprovados na chamada regular podem manifestar interesse na lista de espera. Cada instituição poderá preencher as vagas não ocupadas e remanescentes da chamada regular conforme calendário próprio. O período de inscrições para a primeira lista se inicia dia 29 de janeiro e encerra dia 4 de fevereiro. O cronograma de matrícula on-line, presencial e das reclassificações na UFJF pode ser consultado na página da Cdara

Outras informações:
Sistema de Seleção Unificada 2020
Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos – Cdara

*Atualizada em 21 de janeiro de 2020, às 14h50