Seleção conta com nove grupos diversos, sendo oito cotistas (Foto: Rodrigo Milanni/UFJF)

Seleção conta com nove grupos diversos, sendo oito cotistas
(Foto: Rodrigo Milanni/UFJF)

Começa nesta terça-feira, 21, e vai até este domingo, 26*, o período de inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 1º semestre. No momento da inscrição, os candidatos devem definir se desejam concorrer a vagas de ampla concorrência, a vagas reservadas de acordo com a Lei de Cotas ou àquelas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições. Para explicar o funcionamento do sistema, o portal da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) reuniu as informações necessárias para garantir a contemplação das vagas.

A UFJF, assim como todas as outras instituições federais de ensino superior, deve, por lei, destinar metade de suas vagas ao sistema de cotas ou ações afirmativas. Durante a chamada regular do Sisu, o candidato que optar por uma determinada modalidade estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito a mesma opção. O sistema de ingresso engloba nove grupos diversos, sendo oito cotistas. Para se cadastrar a um dos grupos cotistas A, A1, B, B1, D, D1, E e E1 , é preciso que o candidato tenha cursado o ensino médio inteiro em escola pública, bem como respeitar as demais condições impostas a cada um deles, como: renda familiar bruta mensal por pessoa de até 1,5 salário mínimo; critérios de cor ou raça; tendo ainda, um percentual das vagas reservadas a pessoa com deficiência.

Grupo C: ampla concorrência

Metade das vagas na UFJF são destinadas à ampla concorrência, chamada de grupo C. Cabem nessa categoria todos os candidatos que não estudaram durante todo o ensino médio em escola pública ou aqueles que não querem concorrer pelas cotas.

Ensino médio em escola pública

A outra metade das vagas é destinada a candidatos que cursaram todo o ensino médio em escola pública. Porém, neste grupo há outra divisão, conforme cota social. Metade dessas vagas – um quarto do total – é reservada a candidatos com renda per capita familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. As demais são dedicadas a pessoas com renda per capita familiar maior que 1,5 salário mínimo. É a partir deste ponto que aparecem os oito grupos de ações afirmativas.

Oito grupos cotistas

Os oito grupos cotistas – A, A1, B, B1, D, D1, E e E1 – são diferenciados por renda, raça ou grupo étnico e deficiência.

Os grupos A, A1, B, B1 são para pessoas que possuem renda familiar igual ou menor que 1,5 salário mínimo. Compõem o A os candidatos que se declaram pretos, pardos ou indígenas e não têm deficiências. O grupo B é formado por aqueles que não optam pela cota racial. O grupo A1 é destinado aos candidatos que tenham alguma deficiência e se enquadram na cota racial e o B1 àqueles com deficiência, mas que não se declaram pretos, pardos ou indígenas.

Do outro lado estão os grupos D, D1, E e E1, formados por candidatos cotistas, independentemente da renda. No D estão aqueles que se declaram pretos, pardos ou indígenas e não possuem deficiência. São do E as pessoas sem deficiência que não optam pela cota racial. As cotas para pessoas com deficiência são contempladas pelos grupos D1 e E1, sendo o primeiro para optantes da cota racial.

Clique para ampliar

Para comprovar a condição e garantir o preenchimento de vaga reservada, o candidato deve ficar atento à documentação exigida. Informações adicionais deverão ser consultadas na página da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara)

No 1º semestre, o sisu oferta 1.386 vagas em 61 cursos, nos campi de Juiz de Fora e de Governador Valadares.

Outras informações: Sisu

*Atualizada em 21 de janeiro de 2020, às 14h49