Com a presença de coordenadores e pró-reitores, foi aberto, na manhã desta quinta, 16, o 6º Seminário Nacional do Mestrado em Gestão e Avaliação da Educação Pública. O evento acontece no Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e tem como foco apresentar o histórico do curso para alunos e demais interessados. Esta edição marca ainda os dez anos do programa, vinculado ao Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd). 

Mesa de abertura abordou impactos do programa no desenvolvimento da educação básica no país e perspectivas para manter sua atualidade e qualidade (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

A abertura foi com o professor e coordenador do CAEd, Manoel Palácios, que apresentou o histórico do programa. “Quando a matriz curricular foi criada, queríamos que o aluno tivesse a experiência de análise e reflexão. Por ser um mestrado voltado a profissionais em exercício, nosso objetivo também era gerar mudança. Temos condições de afirmar que o impacto deste programa pode ser observado no desenvolvimento da educação básica do país”, ressaltou.

Para uma das ex-vice-coordenadoras, Beatriz de Basto Teixeira, o seminário dá a oportunidade para um exercício de memória. “O programa foi criado com a proposta de intervir na educação pública. Foi pensando para mudança e já começou sendo inovador pelo fato de ser um programa semipresencial e sempre ter um número expressivo de alunos.”

Em seguida o pró-reitor de Infraestrutura e gestão, Marcos Tanure, que também integrou a coordenação do Mestrado, fez ponderações entre mestrado acadêmico e mestrado profissional. “O mestrado profissional permite a imersão do aluno pós-graduando na pesquisa, a fim de promover soluções aos problemas reais da área de atuação do profissional discente. Já no mestrado acadêmico, a pesquisa pode se abstrair de uma aplicação”. Tanure ainda reafirmou o histórico e o pioneirismo apresentado pelos integrantes da mesa. “O corpo docente com formação variada é outro fato marcante do PPGP”.

A atual coordenadora do PPGP, Eliane Borges, por sua vez, apresentou as perspectivas futuras para o programa. “Atualmente o curso é média 4 na avaliação da Capes, o que já um excelente resultado, mas estamos buscando nota 5, a máxima. Pretendemos também continuar a internacionalização do programa, que já conta com professores e alunos de outros países, além de ampliar as vagas para o ingresso. Nossa perspectiva é de manter a atualidade e a qualidade do programa”.

Pós-graduandos
O Mestrado reúne alunos de várias partes do país e é voltado para profissionais que atuam na área. A pesquisadora-tecnologista do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Roshni de Mateus, viu no programa uma oportunidade de crescimento profissional. “Quando surgiu a parceria da UFJF com o Inep me interessei, por ser uma oportunidade de crescimento numa área em que eu já tenho certa experiência”, conta. 

Para a aluna Laene Lustosa, é uma boa oportunidade para pós-graduandos e profissionais trocarem experiências. “Como eu também trabalho no Inep, a parceria com a UFJF foi uma oportunidade de aprimoramento profissional.”

O evento segue até esta sexta-feira, 17. Confira a programação.