Convite foi feito pelo ministro da Educação em evento em Juiz de Fora (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Convite foi feito pelo ministro da Educação em evento em Juiz de Fora (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora foi convidada a coordenar, no Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (Caed), a Escola Nacional de Estatística e Avaliação da Educação. A iniciativa – realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – foi anunciada nessa quarta-feira, 29, durante o VI Congresso Brasileiro de Teoria da Resposta ao Item e Métodos Quantitativos em Avaliação (Conbratri), que contou com a presença do ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, e do reitor da UFJF, Marcus Vinicius David.

A diretora do Caed, Lina Kátia de Oliveira, apontou que a Escola Nacional terá como objetivo “apoiar a formação das equipes das secretarias de educação para a avaliação de programas e sistemas educacionais, a construção e uso de medidas e indicadores no planejamento e gestão da educação pública”.

Coordenada pelo Caed, a Escola Nacional deverá receber profissionais de diversas secretarias de educação, estaduais e municipais, para frequentar um curso de especialização. Contando com o apoio do Ministério da Educação (MEC), o Inep espera iniciar seu primeiro curso ainda em 2018, dispondo de 350 bolsas para seus alunos. Conforme a presidente do Inep, Maria Inês Fini, o convite é um grande passo na formação de profissionais na área de avaliação de estatísticas. “Vamos construir essa proposta, optando por focar o curso no aperfeiçoamento de profissionais, porque entendemos que as universidades têm o papel de construir seus cursos de mestrado e doutorado nesse campo.”

O reitor Marcus David parabenizou o Caed por sua atuação nesse tema. “A UFJF tem orgulho de contribuir com os avanços na educação pública através do Caed, que se destaca pela tecnológica produzida e na formação de alto nível dos gestores educacionais. Através dessa excelência demonstrada, a Universidade cumpre uma de suas funções fundamentais.”

O ministro Rossieli Soares da Silva ponderou que, apesar da importância histórica do Inep na construção de indicadores para o acompanhamento da educação no país, é necessário a pulverização desses conhecimentos e dados. “Apesar de tanto tempo na estrada, vemos a necessidade de as próprias redes se apropriarem desse grande universo de dados. A criação da Escola Nacional, com foco na preparação de professores e profissionais das redes estaduais e municipais, será um grande avanço para o Brasil.”

VI Conbratri

Iniciado em 2013, o evento é parte das atividades oficiais da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (Abave), dedicado a debater métodos quantitativos aplicados à avaliação educacional. Reconhecendo como essenciais os testes avaliativos – utilizados na seleção para cargos públicos e para vagas nas universidades, assim como para avaliar as instituições de ensino – a comunidade de estatísticos brasileiros inaugurou o Conbratri buscando desenvolver e divulgar os métodos utilizados nesses testes.

Realizado em Juiz de Fora, entre os dias 29 e 31, o evento reúne conferências e minicursos relativos ao tema, além de debates e sessão de pôsteres sobre métodos quantitativos em avaliação.

Inaugurando a mesa de abertura do evento, o reitor Marcus David ressaltou a importância do evento. “Precisamos destacar a satisfação de estar recebendo um evento científico tão grande quanto esse. Isso demonstra o papel importante que a Universidade tem nas políticas de avaliação educacional.”

Em sequência, a presidente do Inep ponderou que, apesar da consolidação das avaliações em larga escala na cultura educacional do Brasil, “ainda precisamos capacitar as redes e os especialistas, apoiando tanto nossos gestores quanto nossos professores, para que possam observar seu trabalho com evidências. O Conbratri é uma iniciativa extremamente significativa da Abave. Esta reunião é um passo de muita qualidade para que tenhamos mais conhecimento e segurança nos testes que fazemos”.

Durante sua fala, encerrando a cerimônia, o ministro Soares da Silva parabenizou a Abave pela perenidade de seus trabalhos e comentou sobre sua relação com a UFJF. “É engraçado voltar para Juiz de Fora, onde estão todos os professores que participaram da minha banca de mestrado. Sem falar nos outros professores que estão aqui, todos sabem do meu passado na universidade. Falando ao professor Marcus David – digo isso literalmente, porque foi, também, meu professor -, quero lhe cumprimentar e agradecer a parceria, reconhecendo a importância do Caed no Brasil e na região.”

Anunciando para essa sexta-feira, 30, a divulgação dos dados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e, para a próxima segunda-feira, os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o ministro ainda defendeu a importância de incluir as questões da educação no debate público. “Está na hora de o Brasil discutir o que está acontecendo com a aprendizagem das nossas crianças.”