Ferramenta, criada pelo CAEd, permite que professores acompanhem o desenvolvimento das habilidades dos alunos (Foto – Pixabay)

A Faculdade de Economia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) sedia, nesta terça-feira, 25, o Seminário de Lançamento da Escala Formativa da Secretaria de Educação de Minas Gerais (SES/MG), ferramenta que permite aos professores acompanharem o desenvolvimento das habilidades dos alunos ao longo do processo de ensino e aprendizagem. A Escala Formativa foi construída pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), com base nos resultados alcançados pelos estudantes nas avaliações externas aplicadas pelos professores durante o ano letivo.

O evento, com início às 9h30, conta com a participação do secretário de Estado da Educação de Minas Gerais, Igor Rojas, do reitor da UFJF, Marcus David, e dos superintendentes e diretores educacionais de todas as regionais da rede estadual de Educação de Minas Gerais. O seminário, realizado em parceria entre o CAEd e a SEE/MG, teve início nesta segunda-feira, 24, com a realização do Encontro Gerencial de Superintendentes e Diretores Educacionais, atividade dirigida pela Secretaria de Educação.

Visita
Nesta terça-feira, além do seminário, que acontece no período da manhã, os participantes visitam, às 14h30, o galpão da BR-040, onde é feito o processamento dos testes aplicados nas avaliações realizadas pelo CAEd. No espaço, atuam uma equipe técnica fixa de 12 pessoas e, na época de chegada dos testes, equipes sazonais chegam a atingir 400 colaboradores por turno.

A proposta é apresentar a logística de processamento dos testes e a produção dos dados das avaliações externas. A visita ao galpão proporciona aos gestores conhecerem os processos tecnológicos utilizados pelo CAEd para garantir confiabilidade e segurança em relação aos resultados alcançados pelos alunos nas avaliações.

CAEd
O CAEd, vinculado à UFJF, realiza pesquisa e atua na área da avaliação educacional e gestão pública da educação. Atualmente, atua junto a 20 estados brasileiros por meio dos seus sistemas de avaliação da educação básica. Entre redes estaduais e municipais, coordena 46 projetos de avaliação da educação básica.

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf