Na segunda reportagem da série que retrata as conquistas em 2019 e os projetos para 2020 dos setores ligados à Administração Superior da UFJF o destaque é para a Diretoria de Imagem Institucional.
Compromisso com a transparência e a diversidade, divulgação de ações e ponte entre comunidade interna e externa são alguns dos princípios basilares para as atividades desenvolvidas pela Diretoria de Imagem Institucional da UFJF. Contando com setores que vão desde o audiovisual, passando por criação e texto, até cerimonial, a Diretoria ampliou a qualidade de seu trabalho ao longo de 2019 com uma prática consonante com a proposta de defender a universidade pública, gratuita e de qualidade.
A comunicação institucional da UFJF busca uma política de comunicação integrada, com ações de acordo com os órgãos superiores da Instituição. O trabalho é fundamentado em ampla participação dos vários setores da UFJF, em consonância com as diretrizes da Reitoria e com ênfase em princípios da comunicação pública, tais como a transparência, o diálogo e o interesse público.
A Diretoria de Imagem da UFJF é responsável pela Assessoria de Imprensa, Criação e Produção Audiovisual, Eventos, Cerimonial e Atendimento. Através de seus veículos de comunicação, tem como objetivo informar a comunidade em geral e, especialmente, a acadêmica. Para isso, são divulgadas as atividades desenvolvidas pela UFJF nos âmbitos da pesquisa, ensino e extensão.
Reconhecimento nacional
Para o diretor de Imagem Institucional, Márcio de Oliveira Guerra, um dos principais feitos de 2019 foi a consolidação do setor como uma das assessorias de Comunicação de referência entre as Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes). “Tivemos esse retorno durante o Seminário da Andifes sobre Comunicação Pública das universidades federais, em março deste ano, em Brasília. Diversos colegas disseram que têm a UFJF como exemplo de Comunicação em relação a diferentes públicos, o que é um avanço significativo.”
Nesse contexto de trabalho e de reconhecimento, Guerra destaca a ampliação da qualidade das campanhas institucionais da Universidade. Ressalta, ainda, que muitas delas são feitas a partir de diálogos com diferentes coletivos e diferentes setores da Universidade, o que contribui para a construção de propostas mais plurais.
Ele acredita que o trabalho de ampliar o conteúdo e a repercussão das campanhas se deve à “percepção da importância, cada vez maior, de dialogarmos com esses grupos para nos fortalecermos em termos de uma proposta.” Além disso, considera ser necessário que cada campanha seja abraçada pela comunidade. “Nossa firmeza em relação às mensagens que veiculamos também faz diferença. Todas elas são comprometidas com aquilo que a gestão acredita e que propõe: defender a universidade pública, gratuita e de qualidade.”
Além de todas as conquistas, Márcio Guerra foi reeleito presidente do Colégio do Colégio de Gestores de Comunicação das Universidades Federais (Cogecom). A partir de janeiro de 2020, o professor continua a liderar o trabalho conjunto entre assessores de 67 instituições de ensino superior. O diretor tem a atribuição de assessorar a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), contando com a participação de comunicadores de todo o país. Para ele, o marco é um “reconhecimento do trabalho coletivo desenvolvido na UFJF.”
Ponte entre ciência, juventude e defesa da Educação
Em busca de aproximar os cientistas dos estudantes e mostrar que a ciência produzida por eles está presente no cotidiano de cada um, o projeto A Ciência que Fazemos recebe destaque pela consolidação alcançada junto às escolas esse ano. O projeto, criado pela Coordenação de Divulgação Científica, consiste numa série de palestras em que pesquisadores da UFJF se mobilizam para visitar escolas da região e promover um diálogo próximo com os alunos dos ensinos fundamental e médio.
O diretor Márcio Guerra considera o papel da Comunicação como essencial para o êxito da iniciativa. “Muitas vezes, os adolescentes de escolas públicas não se sentem próximos da Universidade. Com esse projeto, conseguimos ampliar os sonhos dos jovens. Além disso, os pesquisadores falam uma linguagem mais simples para que as pessoas compreendam o impacto da ciência no dia-a-dia.” Ao mesmo tempo, ele acredita que “essa é uma ferramenta que permite que pesquisadores, comunidade e sociedade defendam, juntos, a universidade num período em que ela sofre tantos ataques.”
Central de Atendimento: avanços digitais e atenção à comunidade
A Central de Atendimento ampliou a forma de atendimento digital, assim como os procedimentos para atender às demandas da comunidade, utilizando os recursos que a tecnologia oferece. Ao todo, foram feitos 54.007 atendimentos, sendo 34.750 presenciais, 10.908 telefônicos e 8.349 eletrônicos. Dos atendimentos eletrônicos, 630 foram realizados pelo WhatsApp Business. A média de acolhimentos mensais em 2019 foi de 4.910, o que representa um aumento de 16,66% em relação a 2018.
Em relação à satisfação dos atendimentos, os usuários atribuíram, majoritariamente, níveis positivos. Para 2019, 69,1% das pessoas atendidas avaliaram o serviço como ótimo; 25,4% como bom; 3,5% como regular; 1,2% como ruim; e 0,8% como péssima. Em comparação com 2018, a percepção do atendimento como ótimo elevou-se de 66,5% para os atuais 69,1%.
Segundo o coordenador da Central, Mauro Eduardo Leopoldino Vicente Pires, a busca por utilizar as plataformas eletrônicas é para dar mais celeridade à administração pública e facilitar a vida dos usuários. “Um diferencial do setor são os nossos bolsistas, que são de vários cursos. Eles têm uma vivência diferenciada, plural, o que se reflete no atendimento. Temos uma visão mais ampla de tudo o que pode ser feito para facilitar a relação da UFJF com seus diversos públicos.”
Ritmo de produção de qualidade aproxima comunidades interna e externa
As 1.479 notícias veiculadas no Portal da UFJF receberam mais de um milhão de visualizações. “Termos ampliado o número de publicações, de eventos e de visitas nos faz perceber o quanto a comunidade interna tem valorizado e reconhecido o trabalho da Imagem Institucional”, avalia o professor Guerra sobre o movimento feito no setor.
A equipe de Cerimonial organizou 87 eventos em 2019 com a participação de mais de 10 mil participantes. Já o Audiovisual publicou 151 vídeos, o que representa um aumento de 30% na produção de conteúdos se comparado ao ano de 2018. As visualizações contabilizaram o número de 200.000, crescimento de 8% em relação ao ano passado. O canal do Youtube da UFJF contou com um aumento de 17% do número de inscritos em 2018, somando mais de dois mil inscritos em 2019.
Neste ano, a UFJF recebeu 55 escolas no campus para visitas internas. Às quartas, quintas e sextas-feiras, um total de 2.040 pessoas, entre professores e alunos conheceram o campus. A UFJF também foi até as escolas semanalmente. Um grupo de 650 professores e alunos visitaram 14 escolas ao longo de 2019.
A surpresa da onça-pintada
Para Guerra, uma das surpresas e desafios do ano foi a gestão do aparecimento da onça, considerado como um caso de sucesso em termos de assessoria de comunicação. “Claro que tivemos uma participação muito importante dos setores de Comunicação de toda a cidade, mas conseguimos fazer a administração dessa crise, que foi complexa e inusitada. Não poderíamos imaginar que, pouco tempo depois da inauguração do Jardim Botânico, teríamos esse tipo de acontecimento”, pontua o diretor de Imagem.
A situação, inclusive, foi um dos motivos pelos quais o jornalista Raul Mourão, que trabalha na Diretoria de Imagem e na assessoria do Jardim, recebeu a Medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira, maior honraria da UFJF. O profissional destacou-se pelo trabalho de cobertura, de intermediação com a imprensa, orientação da população e acompanhamento dos fatos relacionados à aparição da onça-pintada em Juiz de Fora.
Desafios para 2020
De acordo com o diretor Márcio Guerra, o principal desafio para 2020 é concluir a política de comunicação. Ele explica que ela foi traçada a partir do fórum de comunicação realizado em abril de 2018 e “inclui pontos que pensam questões como o formato de interação com o público e a diversidade, sendo uma política de Universidade e não de uma gestão apenas.”
Destaca-se também o crescimento em todas as áreas da Diretoria de Imagem, a partir do engajamento dos jornalistas, dos bolsistas e dos terceirizados. “Há um trabalho e esforço muito grandes para, cada vez mais, mostrar à sociedade, aos públicos externo e interno, o quanto a Comunicação é relevante. Ela é uma ferramenta estratégica para mostrar às pessoas a importância das universidades públicas nas mudanças sociais, culturais e econômicas.” Segundo o diretor, os planos incluem fazer o trabalho referente ao anel viário, reativando os painéis eletrônicos como uma fonte de divulgação para a sociedade.
Outras informações: (32) 2102-3967 – Diretoria de Imagem Institucional