26 personalidades receberam condecoração (Foto: Alexandre Dornelas)

Na noite da última sexta, 13, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou a entrega de sua maior honraria, a Medalha Juscelino Kubitschek de Oliveira, para 26 personalidades que agregaram e acrescentaram seus trabalhos e conhecimentos ao ensino, pesquisa e extensão da academia. A cerimônia ocorreu às 19h, no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm).

Após a exibição do vídeo de 50 anos da Universidade Federal de Juiz de Fora e de um áudio de Juscelino Kubitschek gravado durante a assinatura do termo de criação da universidade, o reitor Marcus David e a vice-reitora Girlene Silva conduziram a entrega das medalhas aos homenageados. “A importância dessa cerimônia é, principalmente, reconhecer uma série de profissionais que atuam ou já atuaram e contribuíram para a história da instituição. É um momento no qual não apenas rememoramos fatos e pessoas importantes, mas também refletimos sobre nosso futuro, olhamos para a frente e projetamos nossos desejos, necessidades, conquistas e novos projetos”, disse o reitor.

O professor Aldemir Negrão Martins Filho, responsável por criar os cursos de graduação em Educação Física e de Ciências Biológicas do antigo ICBG, foi um dos 26 agraciados com a honraria na noite. “Foi uma surpresa agradável, e me sinto extremamente honrado em receber essa homenagem. Ela representa, pra mim, o reconhecimento de todo o tempo que trabalhei e de tudo o que realizei na Universidade. Me aposentei paralelamente em dois cargos, mas, durante minha atuação, passei tanto por chefe de departamento e tive até a responsabilidade de responder pela reitoria durante as férias.”

Público lotou Mamm para prestigiar homenageados (Foto: Alexandre Dornelas)

O jornalista Raul Mourão, que atua na Universidade desde 2008, trabalhando na Diretoria de Imagem e na assessoria do Jardim Botânico da UFJF, destaca-se, entre outros pontos, pelo seu trabalho de cobertura, orientação da população e acompanhamento dos fatos relacionados à aparição da onça-pintada no município. “Essa medalha representa o resultado de um trabalho de equipe, e é uma honra recebê-la. Fico grato de ter colocado assuntos relacionados ao meio ambiente, preservação, conhecimento científico e senso comum em pauta, contando com a colaboração de toda a Diretoria de Imagem, pró-reitorias e outras instituições.”

Outra homenageada na noite foi a professora Isabela Gusman Ribeiro do Vale, graduada em Direito pela UFJF e responsável pela disciplina Teoria Geral do Processo I para os cursos diurno e noturno desde 1998. “Eu vejo que a forma que eu tentei conduzir minha vida acadêmica está sendo reconhecida através dessa medalha. Sempre entendi que não podemos nos limitar aos ensinamentos da sala de aula, e o que defendi durante todos os meus anos de docência foi a importância da extensão, a necessidade de o aluno levar seu conhecimento para fora dos muros da Universidade. A minha grande bandeira foi exatamente essa, e encontrar na Faculdade de Direito um reconhecimento desse projeto faz com que essa medalha tenha, para mim, um significado muito importante.”

A graduada em Fisioterapia pela UFJF Flávia Maria Ribeiro Vital recebeu a Medalha JK pela sua experiência aplicada à oncologia, cardiologia, pneumologia e pesquisa clínica. “Embora não tenha me especializado dentro da Universidade, ela com certeza me deu uma base para construir algo novo, para inovar dentro de uma especialidade que ainda está se iniciando na fisioterapia: a oncologia. Para criar um campo de atuação dentro da educação, a educação a distância, é necessário criar uma base sólida para que se construam também novos conhecimentos. A UFJF é um diferencial para mim, é o que hoje em dia faz com que eu seja reconhecida. Outras pessoas reconhecem o nosso trabalho e isso chega até a própria Universidade.”

O evento foi guiado pelo professor e diretor da Diretoria de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, que explica que a condecoração acontece sempre próximo ao aniversário da Universidade, no dia 23 de dezembro. “Essa é a maior homenagem que a Universidade pode oferecer aos seus ex-alunos, ex-professores, ex-técnicos, entre outros. A medalha leva o nome do presidente que criou a Universidade Federal de Juiz de Fora, em 1960, tendo assim um peso simbólico muito importante. É uma honraria que a Universidade oferece às pessoas que se projetaram aqui ou fora daqui e que merecem, hoje, nosso agradecimento pelo que fizeram levando o nome da UFJF.”

Confira as fotos do evento