Grupo que visitou o Instituto Inhotim (Foto: Divulgação)

Durante viagem que durou dois dias, 37 participantes de ações de extensão desenvolvidas pelo campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) tiveram a oportunidade de visitar o Instituto Inhotim, na cidade de Brumadinho, a 58 km de Belo Horizonte.

Dentre os viajantes, 12 são estudantes de escolas públicas de Governador Valadares e participantes do Cursinho Camponês e Popular. Ao lado de servidores e estudantes da UFJF-GV, os adolescentes conheceram o Jardim Botânico e as diversas galerias e obras de arte expostos no Inhotim. “O Instituto ocupa um destacado lugar como um significativo acervo de arte contemporânea do Brasil, sendo considerado o maior museu a céu aberto do mundo”, destacou Devani Tomaz Domingues, técnica em assuntos educacionais e uma das organizadoras da atividade.

Jardim Botânico localizado no Instituto (Foto: Divulgação)

Devani ressalta que além de possibilitar o contato com riquezas culturas, a viagem proporcionou a integração entre servidores, estudantes da UFJF-GV e convidados da comunidade externa que atuam nos seguintes projetos de extensão: Cursinho Camponês e Popular, coordenado pelo assistente social Vinícius Mendes; UFJF-GV na rota cultural: manifestação da diversidade artística e popular e Inserção social e produtiva dos brasileiros retornados do exterior para a Microrregião de Governador Valadares/Minas Gerais – Brasil, ambos coordenados pela própria Devani; e UFJF-GV in focus: Descobertas, desafios e intervenções na Região do Médio Rio Doce, coordenado pelo professor Fábio Alessandro Pieri.

A viagem a Brumadinho também foi um prêmio do projeto “UFJF-GV na rota cultural” concedido à Loyse Berto Coelho Pereira, estudante de administração e extensionista, pela proposta de sua autoria selecionada como identidade visual do referido projeto, conforme previsto no Edital de concurso e abertura de inscrições na “Oficina de Processo Criativo de Identidade Visual”, realizada nos dias 06 e 07 de novembro de 2018, no âmbito da III Mostra de Ações de Extensão.

Para Devani a atividade é reflexo da integração dos projetos de extensão que otimizaram o apoio recebido pela Pró-Reitoria de Extensão da UFJF e pela Direção Geral e Coordenação Acadêmica da UFJF-GV, que aportaram recursos superavitários para incentivo às ações extensionistas no Campus Governador Valadares. “Neste apoio entra, também, o recurso para a oferta gratuita do Curso de Extensão “Oficina de Fotografia: Técnica, Linguagem e Subjetividade. Três participantes desta oficina participaram da visita a Inhotim, que são: Ricardo Alves, Roberto Solha Caldeira e Eduardo Alves Batista”, completou.