Rebeca Pedra é presidente da LAPCM (Foto: Dante Rodrigues)

O 4º Simpósio Acadêmico organizado pela Liga de Patologia e Cirurgia Oral e Maxilofacial do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (LAPCM/UFJF-GV) contou com a participação de mais 200 estudantes de Odontologia na última sexta-feira, 22, no auditório Hermirão, na Univale.

Juntamente com a Liga de Cirurgia da Univale, os estudantes da LAPCM criaram uma programação ampla com discussões sobre temas atuais da Odontologia, com a participação de palestrantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade de Brasília (UnB), Hospital Bom Samaritano e Hospital Municipal de Governador Valadares. “Trouxemos palestrantes de muita qualidade, que tornaram o evento ainda mais grandioso, superando nossas expectativas. Todos estão muito satisfeitos, inclusive com o empenho dos estudantes de odonto em participar deste evento no final do período, quando está todo mundo cansado”, destacou Rebeca Pedra, estudante do 10º período de Odontologia na UFJF-GV e presidente da LAPCM.

Bruno Benevenuto é professor da UFRJ (Foto: Dante Rodrigues)

Ozonioterapia, complicações orais e cirurgia bucomaxilofacial foram apenas alguns dos assuntos discutidos. Bruno Benevenuto, professor da UFRJ, trouxe, por exemplo, a discussão sobre metástases na cavidade oral. De acordo com o professor de Patologia, a palestra procurou abordar lesões que são importantes para que o cirurgião dentista reconheça e saiba identificá-las. “As lesões precisam ser identificadas pelo cirurgião dentista para que possa ser feito o tratamento e o diagnóstico de uma forma mais precoce possível. Eu até trouxe alguns casos que infelizmente a gente recebe lá UFRJ. São casos, na maioria das vezes, de pacientes com lesões em estágios avançados, sem possibilidade de tratamento. Creio que ao trazer estes exemplos, eu tenha conseguido impactar os alunos de uma forma positiva, para que eles possam estudar e se esforçar para fazer um diagnóstico adequado e atender melhor ao paciente”, destacou Bruno.

Fernanda Pigatti é professora da UFJF-GV e atua no Hospital Bom Samaritano (Foto: Dante Rodrigues)

Quem participou do evento também teve a oportunidade de acompanhar a mesa-redonda “Câncer de cabeça e pescoço: do diagnóstico às complicações orais” que contou com a participação de professores que atuam no Hospital Bom Samaritano. “Procurei apresentar aos estudantes o tratamento com laser que eu faço lá no Núcleo de Especialistas em Oncologia (NEO), que é anexo ao Bom Samaritano. Trata-se de uma nova tecnologia que acelera a cicatrização, modula a inflamação e promove redução de dor para esses pacientes. Então eu mostrei um pouquinho do que eu faço e alguns casos que foram atendidos lá”, destacou a professora da UFJF-GV, Fernanda Mombrini Pigatti.

Neulimar Mateus Júnior foi um dos estudantes a apresentar trabalhos no Simpósio (Foto: Dante Rodrigues)

Além das palestras e mesa-redonda, quem passou pelo Hermirão teve a oportunidade de acompanhar atividades culturais; uma mostra com mais de 30 trabalhos desenvolvidos por estudantes da UFJF-GV e Univale; e ainda participar da atividade ‘Chuva de Ideias”. “Foi uma categoria nova que a gente criou esse ano para abrir a possibilidade de os participantes poderem inscrever as suas ideias de projetos de pesquisa e extensão. Se os professores das áreas acharem pertinente, as ideias poderão ser executadas futuramente”, explicou Rebeca Pedra.

Professora Sibele Aquino, orientadora da LAPCM, já pensa na próxima edição do Simpósio (Foto: Dante Rodrigues)

Para a professora Sibele Aquino, orientadora da LAPCM, a variedade de atividades oferecidas e a pontualidade demonstram a responsabilidade dos estudantes idealizadores e organizadores do evento.  “Foi um evento extremamente organizado, com a programação toda conforme a gente imaginou. Então posso dizer que estou muito feliz com esta edição e já pensando na próxima edição para o ano que vem”, destacou.