Evento premia os participantes vencedores de quatro concursos culturais (Foto: Pixabay)

Os vencedores dos quatro concursos culturais promovidos no segundo semestre pela Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberão seus prêmios na próxima segunda-feira, 25. A cerimônia de entrega das premiações ocorre às 14h, no Anfiteatro das Pró-reitorias, na reitoria do campus universitário. As iniciativas foram promovidas com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão (PT/MG).

“A ideia é aproximar, ainda mais, a Universidade das comunidades interna e externa, fazendo um concurso que envolvesse o projeto “A Ciência que Fazemos, junto às escolas públicas; um de fotografia, junto ao João XXIII, sobre o tema Educação; um concurso de vídeo em defesa da universidade pública; e um concurso de identificação, nas redes sociais, de fragmentos da UFJF. Tivemos um resultado muito bom, que retrata o que pretendemos: que os nossos estudantes reflitam sobre o papel da Universidade”, explica o Diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra.

Concurso audiovisual

O tema do primeiro concurso de audiovisual da UFJF foi: “Universidade pública, gratuita e de qualidade: patrimônio do povo brasileiro”, o qual permitiu a participação de todos os alunos de graduação interessados nos dois campi da UFJF. Foram premiados os cinco primeiros colocados, com os  prêmios oferecidos variando entre R$ 500 e R$ 1.750.

Confira os vencedores:

1° Lugar – Porque defendemos a UFJF!

Autoria: Luiz Claudio Massafera – 4º período Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design.

2° Lugar – Universidade Pública

Autoria: Roberta Aparecida Ladeira Alves – 2º período Ciências Exatas/Habilitação em Engenharia Elétrica Energia.

3° Lugar – UFJF Espalhando a Luz do Conhecimento

Autoria: João Vitor Corrêa Matthiesen Monteiro – 5º período Jornalismo.

4° Lugar – UFJF: do povo para o povo

Autoria: Luiza de Amorim Carvalho – 2º período Bacharelado em Cinema e Audiovisual.

5° Lugar – Universidade é Pública

Autoria: Lucas Alexander Silverio –  3º período Bacharelado em Cinema e Audiovisual)

Concurso de fotografia

O tema escolhido para o primeiro Concurso de Fotografia do Colégio de Aplicação João XXIII foi “Educação”. O objetivo era retratar o Colégio por meio de perspectivas diferentes e criativas dos alunos da instituição. As premiações foram divididas em duas categorias. Tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio foram premiados o primeiro lugar, com R$ 800; o segundo, com R$ 650; e o terceiro, com R$ 550.

A ganhadora na categoria ensino fundamental foi a estudante do sétimo ano, Maria Antônia Ribeiro Cruz. A lista de vencedores inclui, ainda, a aluna do oitavo ano, Melissa Carolina do Santos, em segundo lugar; e o estudante do sétimo ano, Hyago Rafael de Oliveira, em terceiro. Na categoria ensino médio, a primeira colocada foi a aluna do terceiro ano Roberta Medeiros e Toledo. Ela foi seguida por Oruan dos Santos Bezerra Perez, do primeiro ano, em segundo lugar; e por Rodrigo da Silva Nascimento, do terceiro ano, em terceiro lugar.

Concurso de redação

Alunos do ensino médio e Fundamental que participaram dos eventos realizados pelo projeto de extensão “A Ciência que Fazemos” puderam participar do primeiro Concurso de Redação da Imagem Institucional. eles concorreram a prêmios em dinheiro de até R$ 500. O concurso visa a estimular nos estudantes o interesse por temas relacionados à Ciência, com impacto na cidadania, aproximando o universo acadêmico dos estudantes de escolas públicas da região.

A redação proposta teve como tema: “A ciência e eu: como fazer meu mundo melhor”, e foi avaliada sob dois quesitos: pertinência ao tema proposto, criatividade do trabalho e compreensão sobre o papel da ciência na sociedade; e clareza no desenvolvimento das ideias, correção ortográfica e gramatical do texto.

Os alunos autores dos cinco melhores trabalhos em cada categoria – Ensino Médio e Ensino Fundamental 2 – receberão um certificado e prêmios em dinheiro que variam entre R$ 100 e R$ 500. Além disso, os professores orientadores das redações colocadas em primeiro lugar de cada categoria receberão a quantia de R$ 250.

Confira os vencedores:

“UFJF em Detalhes”

Quase 300 pessoas participaram do desafio “UFJF em detalhes”, que consistia em reconhecer corretamente dez locais administrados pela Universidade a partir de seus detalhes, em fotografias divulgadas nas redes sociais. Os três primeiros colocados irão receber prêmios de R$ 500, R$ 300 e R$ 200, respectivamente. Além disso, os quarto e quinto lugares ganharão livros da Editora da UFJF.

Confira a lista de vencedores

1º – Angélica Cristiane Silva (funcionária terceirizada)

2º – Filipe Oliveira Paiva (estudante)

3º – Valeria Cristina Loureiro de Vasconcellos (funcionária terceirizada)