O Concurso de Redação do projeto de extensão “A Ciência que Fazemos”, realizado pela Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), anuncia a lista de vencedores de sua primeira edição. Alunos do ensino médio e fundamental que participaram dos eventos realizados pelo projeto puderam participar do concurso e concorrer à prêmios em dinheiro de até R$500.

A redação proposta teve como tema: “A ciência e eu: como fazer meu mundo melhor”, e foi avaliada sob dois quesitos: pertinência ao tema proposto, criatividade do trabalho e compreensão sobre o papel da ciência na sociedade; e clareza no desenvolvimento das ideias e a correção ortográfica e gramatical do texto. O concurso visa estimular nos estudantes o interesse por temas relacionados à ciência, com impacto na cidadania, aproximando o universo acadêmico dos estudantes de escolas públicas da região.

Os alunos autores dos cinco melhores trabalhos em cada categoria – Ensino Médio e Ensino Fundamental 2 – receberão um certificado e prêmios em dinheiro que variam entre R$100 e R$500. Além disso, os professores orientadores das redações colocadas em primeiro lugar de cada categoria receberão a quantia de R$250. A premiação ocorrerá na UFJF em cerimônia específica com data a ser definida.

A Ciência que Fazemos

O projeto prevê apresentar o conhecimento científico produzido pela Universidade Federal de Juiz de Fora aos alunos de escolas de Juiz de Fora. O objetivo é reduzir a distância entre os estudantes do ensino fundamental e médio e a ciência produzida na UFJF. Com o fluxo gerenciado pela Diretoria de Imagem Institucional, a iniciativa prevê a organização de visitas de pesquisadores da UFJF às escolas para que, desta forma, o cientista possa conversar com os alunos de forma horizontalizada.

Os encontros consistem em uma apresentação inicial para relatar a experiência de vida do pesquisador, com foco na trajetória acadêmica, mostrando o que fez e como se tornou um cientista; apresentar elementos da pesquisa, relacionando com o cotidiano do cidadão e mostrando os benefícios do estudo para a sociedade; apresentar a perspectiva de que a UFJF possui diferentes linhas e programas de pesquisa com potencial de adequação a diferentes perfis. Em um segundo momento, como forma de provocar uma interação com os alunos, o pesquisador questiona a respeito da visão que os estudantes têm do cientista e da ciência, para possibilitar desmistificação dos estereótipos, com o intuito de mostrar o quão tangível é a participação desses alunos na vida acadêmica, desde consumidores a produtores de conhecimento.

As escolas que tiverem interesse em fazer parte do projeto podem entrar em contato com os organizadores pelo e-mail: ciencia@comunicacao.ufjf.br

Confira a lista dos vencedores:

.