Os prêmios oferecidos variam entre R$ 500 e R$ 1.750 (Foto: Maria Otávia Rezende)

“Universidade pública, gratuita e de qualidade: patrimônio do povo brasileiro” é tema do primeiro concurso audiovisual da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Em busca  de vídeos com novas perspectivas criativas para a defesa da instituição, a competição é promovida pela Diretoria de Imagem Institucional. Podem participar alunos de qualquer curso de graduação dos dois campi. As inscrições devem ser feitas através do formulário on-line até o dia 23 de outubro.

A técnica para criação da obra é livre, podendo ser utilizados recursos complementares de animação, filtros especiais, entre outros. Serão premiados os cinco primeiros colocados. Os prêmios oferecidos variam entre R$ 500 e R$ 1.750. Os critérios de avaliação dos vídeos na segunda etapa do concurso são: critérios estéticos da imagem; a representação do tema proposto; e os elementos compositivos e inovadores sobre o tema.

É obrigatório, em caso de vídeos nos quais apareçam pessoas, a autorização de uso de imagem das mesmas, sendo de responsabilidade do aluno o recolhimento e conferência de todos os documentos. Aqueles que não cumprirem essa regra serão excluídas da seleção do concurso. Questões jurídicas ligadas ao uso indevido da imagem de terceiros serão de total responsabilidade do aluno que inscreveu o material. As declarações e outros detalhes estão disponíveis no edital e na retificação do edital.*

Segundo o diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, o concurso é uma oportunidade para saber o ponto de vista e o envolvimento dos estudantes na defesa das universidades públicas. “No momento atual em que as universidades públicas passam por tantos ataques,  criar formas de comunicação com o público que façam com que as pessoas reflitam, pensem e defendam a instituição também é um desafio.”

Os materiais finais devem ser encaminhados via “WeTransfer” para o e-mail: selecao.criacaoufjf@gmail.com até às 23h59 do dia 23 de outubro. Os vídeos serão avaliados e selecionados por um júri nomeado pela UFJF, por meio da Diretoria de Imagem Institucional. O resultado será anunciado no dia 28 de outubro de 2019, no portal de notícias da UFJF, a partir das 16h.

Confira o edital na íntegra. [Retificação do edital]*

*Atualizada às 18h13 de 26 de setembro de 2019.

Outras informações: (32) 2102-3970 – Diretoria de Imagem Institucional