A final do Desafio de Inovação aconteceu no último sábado, 9. Das quatro equipes finalistas, duas eram formadas por estudantes da UFJF-GV. (Foto: Bruna Gonçalves)

Uma equipe formada em sua maioria por estudantes da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) venceu o Desafio de Inovação promovido pelo Inova em Rede – um coletivo que busca estimular o empreendedorismo e soluções inovadoras na região do Vale do Rio Doce. A premiação aconteceu no último sábado, 9, mas desde junho deste ano os participantes passaram por uma série de etapas, que incluiu seleção e capacitação. Quem se deu melhor nesse processo foi a “Universidade Atende”, que faturou um prêmio de R$1200 e cursos nas áreas de marketing e empreendedorismo.

A estudante Rebeca Cardoso Pedra, do 10º período de Odontologia da UFJF-GV, é a líder da equipe vencedora. Dos cinco integrantes da “Universidade Atende”, três são do campus. Ela explica como surgiu a ideia que resultou no produto ganhador do desafio:

A equipe “Universidade Atende” venceu o Desafio de Inovação.(Bruna Gonçalves)

Percebemos que havia um distanciamento entre as universidades e a população, além de o processo de gerenciamento dos atendimentos acontecer de forma manual e as clínicas-escolas funcionarem de forma desconectada entre si. Então desenvolvemos uma plataforma digital para aproximar a universidade da população, informatizar o serviço e integrar o funcionamento entre os locais que prestam atendimento à população na universidade. Desenvolvemos como protótipo um App, que já está sendo testado e aprovado pelos usuários da clínica-escola de Fisioterapia da UFJF-GV”, afimou Pedra. 

O Desafio de Inovação começou com oito equipes, sendo que quatro delas  chegaram à final. Das finalistas, duas equipes eram formadas por estudantes da UFJF-GV: a “Universidade Atende” e a “MoriClean”. 

Instituições assinam termo de cooperação na área de inovação
Além da premiação, no evento do último sábado também foi realizada a assinatura de um Protocolo de Intenções para Cooperação envolvendo UFJF, Faculdade Pitágoras, Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac), Universidade do Vale do Rio Doce (Univale), Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) e prefeitura de Governador Valadares. O documento tem validade de dois anos e por meio dele as cinco instituições de ensino e o município se comprometem a, entre outras coisas, “promover ações de fomento à cultura da inovação e empreendedorismo para fortalecimento do ambiente de inovação” na cidade.

Basicamente, esse protocolo torna as ações dos signatários mais coordenadas. Ou seja, a partir de agora a intenção é que haja uma maior cooperação entre as instituições na realização de ações e projetos voltados para inovação e que essa articulação se consolide em um sistema regional.

Para o diretor-geral da UFJF-GV, o documento representa para os estudantes uma “formação mais inovadora, humanizada e contextualizada com a realidade da sociedade”. (Foto: Bruna Gonçalves)

Na opinião do diretor-geral da UFJF-GV, “a cooperação interinstitucional tem sido uma estratégia para o desenvolvimento das atividades administrativas e acadêmicas do campus”. Por isso, segundo Peterson Marco de Andrade, a assinatura do documento representa “a expressão dos valores institucionais do campus em favor da educação da população valadarense”.

Ainda segundo o diretor, essa “integração das instituições públicas e privadas de Governador Valadares potencializará a formação dos nossos estudantes e aumentará a nossa chance de uma formação mais inovadora, humanizada e contextualizada com a realidade da sociedade.”

Inova em Rede
O coletivo é formado por voluntários, a maior parte deles professores ligados a grupos de trabalho voltados para o tema nas instituições de ensino superior da cidade. Esses profissionais buscam ampliar a ligação entre universidades, empresas e governo. O GT-Inovação é o braço da UFJF-GV nesta iniciativa.

Segundo coordenador do GT-Inovação, o coletivo contribui para o amadurecimento do eixo da inovação dentro do campus. (Foto: Bruna Gonçalves)

De acordo com um de seus coordenadores, o professor do Departamento de Economia, Hilton Manoel, o Inova em Rede é importante “tanto para o amadurecimento do eixo da inovação dentro do campus quanto para uma conexão deste com outras organizações locais que também possuem esse foco, criando assim uma rede de atuação”.