Da esquerda para a direita: Diogo Mendes Rodrigues, Fábio Pieri, Hilton Manoel e Carlos Henrique Viveiros Santos. (Foto: Sebastião Junior)

Uma mesa-redonda sobre as perspectivas do ensino, pesquisa, extensão e inovação no Brasil pós 2019 marcou a abertura na noite desta terça-feira, 29, da 4ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade. O principal objetivo do evento – que acontece até 1º de novembro – é divulgar os trabalhos produzidos no campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) ao longo deste ano.

O coordenador de ações de extensão da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFJF, Diogo Mendes Rodrigues, participou do debate, juntamente com o professor do campus GV, Hilton Manoel Dias Ribeiro e com o discente de Ciências Econômicas e membro do Diretório Central de Estudantes (DCE), Carlos Henrique Viveiros Santos. Sobre os rumos das políticas de ensino, pesquisa, extensão e inovação na universidade, Rodrigues afirmou que eventos como a Semana possibilitam uma maior aproximação da universidade com a sociedade e contribuem para fortalecer o seu papel. “A gente vive um momento em que as universidades estão sendo atacadas, inclusive no seu financiamento. É fundamental espaços como esse, porque é o momento de colocar à disposição da sociedade aquilo que a gente produz em termos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. É fundamental trabalhar junto com a sociedade e com a nossa comunidade acadêmica fortalecer e dar reconhecimento àquilo que a universidade produz”, destaca.

Essa necessidade de uma relação mais estreita com a sociedade que o evento busca estimular também foi destacada pelo integrante do DCE. Segundo Santos, “por envolver os/as estudantes no debate sobre o tripé ensino, pesquisa e extensão; por demonstrar os avanços no modelo de gestão da vida acadêmica, sua relação com a comunidade valadarense e como essa relação impacta no desenvolvimento da Cidade e seus territórios”, a Semana é mais uma ferramenta para a defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade. E finalizou: “Nossa ação política enquanto entidade de representação estudantil é fazer com que a universidade se pinte de povo”.

A mesa-redonda foi mediada pelo coordenador-geral da Semana, Fábio Alessandro Pieri. Ele destacou que o “diferencial desta edição” é o Simpósio de Inovação, Divulgação e Empreendedorismo Acadêmico (Idea), áreas que segundo Pieri são “tendências de pesquisa nas universidades públicas brasileiras”.

De acordo com o professor da UFJF-GV e coordenador do Idea, Hilton Manoel, a existência de um espaço dedicado a inovação na Semana é importante porque ela [a inovação] “é um dos vetores de desenvolvimento estratégico do campus e das universidades”. Segundo Manoel, trata-se de um tema transversal. “Quando existem atividades de pesquisa e extensão, algumas delas são atividades com ações ou projetos de inovação. E o objetivo é justamente esse: pegar as ações que têm foco em inovação e empreendedorismo, trazê -las para debater e fortalecer o conjunto de extensão, pesquisa e ensino” com foco nesta área.

Integração entre a comunidade acadêmica
Além de apresentar ao público as principais produções do campus, a Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade também é uma oportunidade de integração entre os departamentos que compõe os dois institutos: Ciências da Vida (ICV) e Ciências Sociais Aplicadas (ICSA). Presentes à cerimônia de abertura, os diretores de ambos os institutos falaram sobre a importância do evento.

“É o momento máximo de todos os esforços dos discentes, docentes e técnicos administrativos que, no decorrer do ano, desenvolveram seus projetos e através do evento têm a oportunidade de apresentar os resultados de todos esse esforços e, ao mesmo tempo, promover um intercâmbio de informações, tornando público, tanto para a nossa comunidade interna quanto externa, esses resultados”, afirmou o diretor do ICV, Ângelo Leite.

A apresentação cultural desta noite ficou por conta da estudante de Nutrição Mariana Mendes. (Foto: Sebastião Junior)

“Consolida nossos esforços acadêmicos no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão, ambas de significativa importância para a universidade. Nesses sete anos de nossa presença em Governador Valadares, temos nos esforçado para prestar à sociedade local nossos melhores serviços, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico da região. Nossos projetos em pesquisa e extensão, bem como os de inovação, demostram a importância que a universidade pública federal, gratuita e de qualidade, tem para com a sociedade. Por meio deles temos atendido a diversas demandas sociais, tornando a universidade cada vez mais próxima da população. Apesar dos significativos serviços prestados até o momento, espero que a cada ano possamos retribuir ainda mais a generosidade da sociedade, aumentando nossos projetos em número e qualidade”, frisou o diretor do ICSA, Dênis Alves Perdigão.

A 4ª Semana de Ciência, Tecnologia e Sociedade vai até esta sexta-feira, 1º, com uma série de atividades voltadas para os quatro eixos de atuação universitária: ensino, pequisa, extensão, e inovação. Ao todo, mais de 260 trabalhos nas áreas de monitoria, treinamento profissional, liga acadêmica, programa de educação tutorial (PET), iniciação científica, inovação e extensão serão apresentados durante os próximos três dias de evento.

A programação também inclui rodas de conversa, instalações pedagógicas, oficinas e palestras sobre os mais diversos temas, além de apresentações culturais. Na abertura, o show ficou por conta de Mariana Mendes, do curso de Nutricao da UFJF-GV.

Nesta quarta-feira, 30, as atividades começam às 8h, na Unipac, com a 4ª Mostra de Extensão.