A Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta segunda, dia 28, o resultado do primeiro concurso de audiovisual. Com o tema “Universidade pública, gratuita e de qualidade: patrimônio do povo brasileiro”, o concurso premia os cinco primeiros colocados.

Os critérios de avaliação tiveram pesos diferentes, sendo divididos em estética da imagem e som, elementos compositivos e inovadores no conteúdo, com peso três, e a representação do tema proposto com peso quatro. O primeiro lugar será premiado com o valor de R$1.750, o segundo R$1.250, o terceiro R$900, o quarto R$600 e o quinto R$500.

Segundo o auxiliar de pesquisa, Matheus Sampaio, foi formada uma banca de nove membros da Imagem Institucional para fazer a avaliação do material. “O mais legal foi ver o resultado dos vídeos, não havia uma uniformidade entre eles, no sentido da produção. Eles traziam diferentes experimentações tendo como visão a defesa da Universidade. E, dentro de um ambiente como a UFJF, que tem o objetivo de abrir mentes, é muito interessante ver essa multiplicidade de conteúdos.”

Segundo o diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, o concurso é uma oportunidade para os alunos defenderem a UFJF. “O concurso impacta dentro e fora da Universidade como uma forma de defesa. É mais um alerta que a UFJF dá, através dos seus estudantes, dizendo: defendam esta Instituição, pois ela realmente é um patrimônio do povo brasileiro.”

O Concurso de Audiovisual da UFJF foi promovido com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão (PT/MG).

Parabéns a todos os participantes!

Confira os cinco premiados:

1° Lugar – Porque defendemos a UFJF!

Autoria: Luiz Claudio Massafera – 4º período Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design.

Nos recentes tempos de ataque a nossa Universidade é de extrema importância que venhamos a defender e proteger nossa instituição, com isso, neste vídeo, iremos ouvir os depoimentos de quatro alunos, falando os motivos que os levam a defender a instituição,

2° Lugar – Universidade Pública

Autoria: Roberta Aparecida Ladeira Alves – 2º período Ciências Exatas/Habilitação em Engenharia Elétrica Energia.

Neste vídeo abordamos temas como inclusão, diversidade, impacto na sociedade, cultura, dentre outros aspectos presentes na realidade de uma Universidade Pública e gratuita. Descrevemos uma Instituição Federal feita por nós e para nós.

3° Lugar – UFJF Espalhando a Luz do Conhecimento

Autoria: João Vitor Corrêa Matthiesen Monteiro – 5º período Jornalismo.

Vídeo com uma proposta de expor tudo que a Universidade Federal de Juiz de Fora oferece para a comunidade.

4° Lugar – UFJF: do povo para o povo

Autoria: Luiza de Amorim Carvalho – 2º período Bacharelado em Cinema e Audiovisual.

O vídeo ‘UFJF: Do Povo Para o Povo’ é composto de entrevistas com mulheres que estudam ou trabalham na universidade, ao serem perguntadas sobre a importância da instituição em suas vidas. As imagens representam o dia a dia no Campus Juiz de Fora, procurando mostrar um pouco de seus ambientes e as pessoas que o frequentam diariamente. Tem como objetivo reforçar a importância da Universidade não apenas de maneira coletiva, mas também de maneira individual a todos que aqui frequentam, e como a instituição passou por transformações que devem ser contínuas em seu propósito de ser pública, gratuita e de qualidade para todos, cada dia mais inclusiva e democrática.

5° Lugar – Universidade é Pública

Autoria: Lucas Alexander Silverio –  3º período Bacharelado em Cinema e Audiovisual)

Desde que fazer Universidade se tornou uma frase corrente no cotidiano da escola, um imaginário da Universidade Pública me era muito pessoal. Carregado de um sentido familiar que dava herança criativa para a formulação de uma Universidade na minha mente. Sempre se rodeou do lastro entre a Universidade ser uma instituição envolta de árvores. Como uma ligação simbiótica, entre o local que ela é fundada e sua destinação funcional. Uma presença natural que rege não só a paisagem, mas o ritmo. Que inspira por ser um colisão entre desenvolvimento e preservação, em seus múltiplos sentidos. Defesa da Universidade não passa somente pelo explícito, pela ligação direta. Universidade é também uma relação íntima e pessoal.

Outras informações: (32) 2102-3970 – Diretoria de Imagem Institucional