Iniciativa prevê a conservação de sementes crioulas e coleta da agrobiodiversidade (Foto: Divulgação)

Com forte atuação na conservação da biodiversidade, defesa da agrobiodiversidade e da agricultura familiar, o Jardim Botânico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Prefeitura de Juiz de Fora, está desenvolvendo o projeto de extensão “Conservação da agrobiodiversidade no âmbito do Centro de Pesquisa da UFJF”. A primeira atividade concreta do projeto será o 1º Seminário sobre Agricultura Familiar e Soberania Agrícola e Alimentar, que será realizado no dia 27 de maio, às 14h.

O evento contará com a presença do deputado federal Patrus Ananias (PT-MG), autor de emenda parlamentar que apoia o projeto de extensão. Na ocasião, também haverá palestras sobre produção de café agroecológico e importância da agricultura familiar e agroecologia, além do anúncio da implementação de unidade técnica demonstrativa de café e uma unidade de recuperação de nascentes – ambas de base agroecológica. 

O projeto de extensão contará com quatro eixos de ação. O primeiro deles é a implantação do Laboratório de Ecologia de Sementes e do Banco de Germoplasma do Centro de Pesquisa do Jardim Botânico. A medida prevê o registro da agrobiodiversidade a conservação de sementes crioulas – aquelas melhoradas geneticamente pelos sistemas agrícolas tradicionais – e a coleta de agrobiodiversidade.

“Na câmara fria do laboratório, nós vamos armazenar várias sementes crioulas dos agricultores e agricultoras familiares da região de Juiz de Fora, o que é muito importante, porque às vezes o agricultor planta uma semente de milho em um ano e depois a semente não produz, então ele perde a variabilidade genética. Se essa variabilidade estiver armazenada em um banco, como se fosse uma biblioteca, o agricultor pode ir lá, pegar essa semente crioula e depois plantá-la novamente. A informação genética não é perdida. No contexto desta câmara fria, nós vamos desenvolver um conjunto de procedimentos laboratoriais para garantir o vigor das sementes, buscando garantir sempre um alto padrão de qualidade”, afirma o diretor do Jardim Botânico da UFJF, Gustavo Soldati. 

Entre as ações está prevista a capacitação em manejo e construção de estratégias e políticas públicas para produção, conservação, melhoramento e difusão da biodiversidade agroecológica. (Foto: Divulgação)

Pelo menos duas estratégias diferentes de conservação das sementes serão aplicadas: ex situ e on farm. A técnica ex situ será aplicada nas câmaras frias e consiste em conservar um recurso genético fora do seu habitat natural. Já a on farm é baseada na produção e consequente conservação de sementes em meio ao campo. 

A construção do conhecimento popular, de redes locais e a disseminação do conhecimento em Educação Ambiental também estão previstas, com ações como um seminário sobre agrobiodiversidade e direito dos agricultores; capacitação em manejo, conservação e produção de sementes crioulas e construção de estratégias e políticas públicas para produção, conservação, melhoramento e difusão da biodiversidade agroecológica. 

Outra ação educativa a ser realizada é a reprodução de um quintal de um sistema agrícola tradicional, para discutir a importância da agricultura familiar com os visitantes do Jardim Botânico.  

“Vamos tratar da agrobiodiversidade, da importância do fortalecimento da agricultura familiar, a relação dela com cultura alimentar, soberania agrícola e nutricional e a importância política e histórica dos agricultores”, destaca Soldati. 

Segundo a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, o projeto de extensão fortalece a missão do Jardim Botânico da UFJF como um espaço de articulação com a  sociedade, especialmente no que se refere à sociobiodiversidade. “Com o banco de sementes articulado à agricultura familiar, será possível promover a troca dialógica entre o conhecimento popular e o conhecimento produzido na Universidade. A realização da I Feira da Agrobiodiversidade e da Agricultura Familiar, por exemplo, significa a possibilidade objetiva da troca de saberes no Jardim Botânico, fortalecendo a função social da Universidade que é também a defesa do conhecimento originário, tradicional, que a UFJF valoriza e respeita.”

Outras informações:

Jardim Botânico UFJF

Endereço: Rua Coronel Almeida Novais, 246, Santa Terezinha, Juiz de Fora

Telefone: (32) 3224-6725