Crianças coloriram paletes na Horta Comunitária. (Foto: Gabriella Ramos)

O nome da atividade é: “Colorindo a Horta”. Para realizá-la, são necessários pinceis, tintas e uma turma de estudantes animados e dispostos a praticar a solidariedade. Assim foi a ação promovida nesta terça, 22, na Estratégia Saúde da Família CAIC I, em Governador Valadares, onde crianças da Escola Municipal Profa. Maria Rosalva Simões Ramalho se reuniram para pintar a Horta Comunitária Sementes na Terra.

Priscila, à esquerda, com os estudantes de Farmácia. (Foto: Gabriella Ramos)

Além dos alunos da escola, participaram da atividade estudantes da UFJF-GV, que integram duas iniciativas: o projeto de extensão “Implantação da Horta Comunitária e Terapêutica na Estratégia de Saúde da Família CAIC I” e o projeto de Treinamento Profissional “Elaboração de material educativo para utilização dos beneficiários da Horta Comunitária e Terapêutica da ESF CAIC I”, ambos coordenados pela professora do Departamento de Farmácia, Priscila Sequetto.

Atividade promoveu criatividade e integração. (Foto: Gabriella Ramos)

Segundo a docente, o objetivo é promover integração e solidariedade. “Oferecer um momento lúdico que integre os alunos da escola e os agricultores que trabalham na horta, ensinar as crianças a trabalhar em conjunto, mostrar o plantio e a convivência com a terra. Além disso, visamos divulgar o trabalho para buscar recursos junto a secretarias da cidade de GV”.

O projeto em prática

A Horta é resultado de ação conjunta entre a Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, que realiza projeto de extensão com monitoramento e acompanhamento no local, e instituições públicas da cidade, como as Secretarias Municipais de Agricultura e Obras, que promoveram manejo agroecológico e limpeza do terreno.

Jacqueline auxilia na pintura dos paletes. (Foto: Gabriella Ramos)

“Já existia uma demanda da comunidade para uma horta comunitária. Comecei a identificar quem tinha interesse, formamos um grupo, conseguimos apoio nas secretarias, associação de bairro, e realizamos o projeto”, explicou a enfermeira da ESF CAIC I e responsável pela implementação do projeto, Jacqueline Junqueira.

Horta movimenta cotidiano de oito famílias da comunidade. (Foto: Gabriella Ramos)

Atualmente, oito famílias utilizam da horta para cultivo de plantas comestíveis convencionais e não convencionais, medicinais e ornamentais. “Eles plantam para consumir, vender e doar. Antes da horta, esse espaço tinha mato e lixo. Com o projeto, houve uma ressignificação do lugar, uma troca de saberes popular e científico”, finalizou.