Os pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Fernando Lima, do Departamento de Projeto, Representação e Tecnologia (DPRT) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Lílian Pinto da Silva, professora associada do Departamento de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Musculoesquelética da Faculdade de Fisioterapia, foram aprovados em edital do Programa de Professor Visitante no Exterior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Fernando Lima vai para a Pensilvânia colaborar com pesquisas sobre planejamento urbano sustentável. (Foto: Twin Alvarenga)

“Grande oportunidade de crescimento profissional e pessoal”

Com destino a Universidade Estadual da Pensilvânia, Fernando Lima trabalhará com pesquisadores que são referência em sua área. “As expectativas são imensas. A instituição é um centro de pesquisa renomado no mundo todo, principalmente na área de arquitetura e urbanismo. É uma grande oportunidade de crescimento profissional e pessoal”, revela. 

Lima pesquisa Desenvolvimento Orientado pelo Transporte (DOT) – um dos principais paradigmas de planejamento urbano sustentável da atualidade – cujos princípios serviram de base para seus estudos. Em sua tese de doutorado, o professor elaborou um sistema de algoritmos que visam aprimorar a lógica urbana, permitindo quantificar objetivamente e otimizar alternativas para configurações urbanas de determinada área. 

Segundo o pesquisador, um dos seus objetivos é estreitar os laços entre a UFJF e a Universidade Estadual da Pensilvânia, por meio de intercâmbio de alunos e professores. “A ideia é costurar algumas oportunidades de intercâmbio para os nossos alunos e levar talvez alguns dos nossos colegas para palestrar lá e ao mesmo tempo, trazer pesquisadores de lá para cá. Acho muito importante para a internacionalização e para o crescimento da visibilidade de nossa instituição no exterior“, aponta. 

Consolidação e expansão da colaboração internacional

.. Lilian Pinto vai para o Instituto de Reabilitação de Toronto (Foto: Divulgação)

Lilian Pinto já viaja para o Canadá em outubro deste ano. Com destino a University Health Network – Instituto de Reabilitação de Toronto, a pesquisadora dará continuidade a sua pesquisa: “Estratégias para educação em saúde em Reabilitação Cardíaca e Diabetes: expandindo colaborações entre Brasil e Canadá”. Um dos objetivos é melhorar a vida de pessoas que vivem com diabetes e pré-diabetes no Brasil, através de um estudo sobre a eficácia de uma intervenção educacional sistematizada, baseada no currículo de educação em saúde do Programa de Prevenção e Reabilitação Cardiovascular da University Health Network.

De acordo com a pesquisadora, a oportunidade propicia consolidação e expansão da colaboração internacional existente entre a equipe de pesquisadores com a qual trabalha no Brasil – incluindo alunos de pós-graduação – e a equipe de pesquisadores liderada pelo Dr. Paul Oh na University Health Network. “Esta experiência será importante para aprimorar minha experiência na linha de pesquisa pretendida e para a abertura de novas possibilidades de intercâmbios docentes e discentes da UFJF, visto que a University Health Network é uma das maiores redes de pesquisa na área de saúde no mundo, especialmente na área de reabilitação”, destaca.   

Sobre o Programa

O Programa de Professor Visitante no exterior visa oferecer bolsa no exterior para a realização de estudos avançados após o doutorado. Tem como público-alvo pesquisadores e/ou docentes doutores com vínculo empregatício com instituição de ensino superior ou instituto de pesquisa com reconhecida produtividade científica e tecnológica que tenham programas de pós-graduação nas respectivas áreas do conhecimento.

O Programa tem como objetivos específicos incentivar a criação de parcerias e contribuir para o estabelecimento e manutenção do intercâmbio científico por meio da contínua formação dos docentes e pesquisadores inseridos nas diversas áreas de pesquisa no país. Além disso, também busca desenvolver os centros de ensino e pesquisa brasileiros com o retorno dos pesquisadores e ampliar o nível de colaboração e de publicações conjuntas entre pesquisadores que atuam no Brasil e no exterior. 

Segundo o edital, um dos focos do Programa é “ampliar o acesso de pesquisadores brasileiros a centros internacionais de excelência e proporcionar maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.”