O doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Luis Gabriel Provinciatto, foi agraciado com o Prêmio Capes de Tese 2022, que reconhece os melhores trabalhos de conclusão de doutorado apresentados no Brasil ao longo de 2021. Com o título “Implicações entre fenomenologia e teologia cristã no pensamento de Martin Heidegger”, a tese foi orientada pelo professor Paulo Afonso de Araújo e defendida em novembro do ano passado.

Pesquisador partiu de conceitos de Martin Heidegger (acima), filósofo alemão (Foto: Divulgação)

“Entendo a premiação como uma forma de reconhecimento, que deve ser estendido a todos e todas que concluem um período de pesquisa em um país que põe em prática um projeto de falência à ciência”, afirma Provinciatto. A decisão de enviar a tese para a premiação foi realizada pelo colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPCIR) da UFJF.

O pesquisador cita três pontos que podem ter destacado seu trabalho entre os concorrentes: a originalidade do tema abordado; a publicação de artigos e capítulos, baseados no tema decorrente da pesquisa, em livros e periódicos científicos bem avaliados; e a internacionalização da tese – por meio de uma bolsa de doutorado-sanduíche, Provinciatto desenvolveu seus estudos na Universidade de Évora, em Portugal, entre 2018 e 2019.

Quando filosofia e teologia se encontram
A pesquisa de Provinciatto trata da relação entre filosofia e teologia. “Minha investigação ajuda a entender como que a teologia não é o único meio de falar algo a respeito da fé e como que a filosofia não é um meio de ‘erradicação’ da crença para pôr em seu lugar a razão, algo que parece fazer parte de um imaginário coletivo”, explica. “Em minha tese, mostro como a teologia se caracteriza e é responsável pela linguagem científica da fé. A fé, de maneira propriamente dita, é assumida como um modo de ser, que não depende da teologia para ser afirmado, mas que pode ser afirmado não só, mas também por meio dela.”

Para tal, o pesquisador norteou seus estudos a partir da conferência “Fenomenologia e teologia”, do filósofo alemão Martin Heidegger. Outra questão abordada pela tese é “como o modo de ser daquele que professa uma fé é distinto do modo de ser próprio de quem faz filosofia, o que ajuda a entender a diferença que há entre uma e outra”, como pontua Provinciatto.

“UFJF se tornou, para mim, uma verdadeira casa do saber”

Luis Gabriel Provinciatto receberá premiação oficial em dezembro (Foto: Arquivo pessoal)

Sobre a acolhida que recebeu na UFJF – Provinciatto é mestre e graduado pela PUC-Campinas, onde também atua como professor na Faculdade de Filosofia –, o pesquisador reforça que o desenvolvimento de todas as etapas do doutorado não seria possível sem o apoio dos profissionais da UFJF, a qualidade do corpo docente do PPCIR e a bolsa de financiamento Capes. “O prêmio que agora me foi atribuído é produto de uma construção coletiva, de muitas mãos e, por isso, eu gostaria que todos da Universidade se alegrassem por e com isso.”

“Só tenho a agradecer à UFJF, pois ela se tornou para mim uma verdadeira casa do saber. Nela fiz amigos e amigas que caminharão comigo pelo resto da vida, espero eu. Conheci excelentes profissionais e docentes de uma excelência ímpar, pelos quais tenho o máximo respeito e a devida admiração, e com os quais espero trabalhar por muito tempo na área de Ciências da Religião e Teologia.”

Prêmio Capes de Tese
Para definir os vencedores, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) leva em conta a originalidade, o caráter inovador e a relevância das teses para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social brasileiro. Os autores vencedores receberão bolsa de estágio pós-doutoral em instituição nacional, bem como certificado e medalha. O orientador do trabalho ganhará um prêmio de até R$3 mil, além de certificado que também será concedido ao programa de pós-graduação no qual o trabalho foi defendido. A entrega oficial da premiação acontece em dezembro, em Brasília.

Outras informações:

Resultado do Prêmio Capes de Tese 2022

Confira a tese premiada na íntegra

Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião