Com o intuito de capacitar profissionais para assumirem posições na área da educação especial sob uma perspectiva inclusiva, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) anuncia a implementação de um novo curso de graduação: Licenciatura em Educação Especial e Inclusiva, na modalidade presencial. A proposta foi aprovada durante reunião do Conselho Superior (Consu) da UFJF, no último dia 8 de março, e está atualmente em fase de desenvolvimento. A previsão é que as atividades do curso tenham início no segundo semestre de 2024. 

De acordo com o pró-reitor de Graduação, Cassiano Caon Amorim, o curso é voltado para profissionais que já possuem formação em licenciatura. O objetivo é proporcionar o acesso à uma formação específica para professores que atuam, ou desejam atuar, na área da educação especial inclusiva nas redes públicas de educação básica. “O curso é de extrema importância, considerando a crescente demanda da sociedade por professores qualificados para lidar com a educação especial inclusiva”, avalia o pró-reitor de Graduação. 

Com um total de 50 vagas aprovadas pela Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Plano Nacional de Formação de Professores (Parfor), o curso terá uma carga horária de 1.250 horas distribuídas ao longo de três semestres consecutivos e obrigatórios. Dessa forma, a  duração total do curso será de 18 meses. O projeto agora segue os trâmites normais da UFJF voltados à realização dos processos seletivos de alunos e ao início das aulas.

“A alta demanda de profissionais capacitados para esse trabalho é um direito educacional dos estudantes que apresentam algum tipo de atendimento especial. E a nossa intenção, como uma Universidade que defende a inclusão, é colaborar com a rede estadual, com a rede municipal e com a rede federal que possui educação básica. Além de aproximar essas redes para ofertar uma formação de qualidade aos profissionais que atuam ou querem atuar neste contexto”, pontua Cassiano Amorim.

Outras informações: (32) 2102-3975 – Pró-Reitoria de Graduação (Prograd).