Tese premiada analisa novelas escritas por Dias Gomes (Foto: Rede Globo/Montagem: UFJF)

A tese de doutorado “Censura negociada: as telenovelas de Dias Gomes na Rede Globo entre 1969 e 1979”, da pesquisadora Emilla Garcia, sob orientação da professora Alessandra Brum, foi a vencedora da 18ª edição do Prêmio Capes de Teses, condecoração destinada às melhores teses de doutorado defendidas em 2022. Em 2023, o concurso registrou o maior número de inscrições desde seu surgimento, com 1.469 trabalhos submetidos. Entre eles, 49 foram selecionados, um em cada área do conhecimento. A pesquisa de Garcia foi agraciada em primeiro lugar na categoria “História”.

A doutora Emilla Grizende Garcia, autora da tese premiada (Foto: Arquivo pessoal)

“Em tempos sombrios, marcados por ecos ensurdecedores de autoritarismo, que promoveram ataques sistemáticos à autonomia universitária e bloqueios orçamentários, essa premiação evidencia a qualidade e excelência das pesquisas científicas desenvolvidas na UFJF”, destaca Emilla Garcia. Como perspectiva central, a pesquisa premiada problematizou os laços de sociabilidade, as negociações e articulações presentes no meio televisivo e a ação da Censura Federal, “compreendendo as tensões e as determinações multilaterais entre as formas culturais e as forças históricas”, com enfoque nas produções de Dias Gomes para a Rede Globo de Televisão.

O destaque da tese no cenário nacional se deu, para Garcia, pelo ineditismo, abrangência e profundidade da análise de fontes diversas, bem como pela importância do tema frente ao atual cenário político cultural brasileiro. O trabalho foi concluído no Programa de Pós Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), com a aprovação em novembro de 2022.

A doutora, que foi bolsista nos programas de mestrado e doutorado, ressalta que “o Prêmio Capes expressa a esperança no incentivo ao desenvolvimento científico, proporcionando a disseminação do conhecimento e a visibilidade das pesquisas de excelência desenvolvidas no Brasil”. A orientadora Alessandra Brum também comemora o prêmio recebido pela colega pesquisadora, elogiando a dedicação de Garcia, que visitou vários arquivos, articulou diversas fontes primárias e enfrentou a pandemia no meio do processo de pesquisa.

PPG em História da UFJF é reconhecido por excelência

Na última avaliação realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o PPGH alcançou a categoria de excelência da pós-graduação, com o conceito 6 atribuído ao programa de doutorado. Para o coordenador Leandro Gonçalves, o reconhecimento é resultado de um “trabalho incessante que docentes, discentes, servidores, e toda universidade está sendo desenvolvido nos últimos anos”.

A pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFJF, Priscila Faria, afirma que o prêmio é um reconhecimento nacional da qualidade do trabalho contínuo de docentes e discentes dos programas de pós-graduação (PPGs) junto aos estudantes da UFJF. Ela também ressaltou que a premiação celebra a excelência na pesquisa que a comunidade acadêmica tem buscado ativamente por meio de iniciativas de fortalecimento e consolidação dos PPGs.

Entre o passado e o presente

Segundo a pesquisadora, o governo de Jair Bolsonaro (2019 – 2022) estimulou um clima de conservadorismo e saudosismo da ditadura militar e seus métodos, especialmente entre a extrema direita. Ela destaca que as plataformas digitais foram usadas para disseminar um discurso que ameaça as liberdades individuais, principalmente das minorias. Assim, ela decidiu continuar sua pesquisa sobre a censura ditatorial nas produções artístico-culturais, que iniciou no mestrado, e estabelecer uma conexão entre o passado dos anos 1970 e a realidade de 2022.

O Bem Amado é uma das novelas analisadas pela tese (Foto: Memória Globo)

O discurso do ex-presidente, aponta Garcia, se assemelha aos discursos do regime militar, pois defende “ideais antidemocráticos, anticomunistas e valores ultraconservadores no âmbito moral e religioso”. Ela também afirma que a censura que, atualmente, atinge sobretudo as produções artísticas, “revela conflitos e preconceitos de vários tipos, como os relacionados à raça, religião, classe, gênero e LGBTfobia.”

Dessa forma, as produções televisivas, especialmente as telenovelas – “que foram cuidadosamente observadas, vigiadas e mutiladas pelo Estado por meio da Censura Federal”, recorda Garcia –, dão lugar a outros meios de comunicação no cenário atual. A pesquisadora explora as bases históricas que sustentam os discursos e as práticas censórias, “fundamentais para observarmos nosso próprio tempo histórico, marcado por permanências, continuidades e mesmo rupturas”.

O destaque da tese premiada se dá não somente pela temática, mas também à formação proporcionada pelo PPGH que, como ressalta a pesquisadora, “acreditou na potência desta pesquisa e me ofereceu totais condições e possibilidades tangíveis para alcançar este prêmio”. Leandro Gonçalves, na coordenação do programa, acredita que a participação ativa da discente nas atividades acadêmicas contribuiu para sua formação, que, junto da orientação de Alessandra Brum, “trouxe uma tese inovadora, rica, com uma carga documental inédita e muito sólida, com um amplo trabalho de arquivo.”

Menções honrosas da UFJF

Além da premiação, outros trabalhos desenvolvidos na UFJF receberam menções honrosas na ocasião, nas categorias “Ciência da Religião”, “Engenharia” e “Interdisciplinar”. As teses são, respectivamente, “O Conceito de Exterioridade Constantemente referido à pseudonímia kierkegaardiana”, desenvolvida por Paulo Henrique Lopes; “Advances in hybrid power line/wireless systems”, com autoria de Mateus Filomeno; e “Conservative numerical methods to solve the two-phase flow in porous media including foam displacement”, submetida por Filipe de Paula.

Para Lopes, a conquista é sinônimo de reconhecimento. “Durante todos estes anos, cruzei pelo menos seis países, incluindo o Brasil, para desenvolver a minha pesquisa em interlocução com os mais renomados estudiosos sobre o assunto no mundo. A menção honrosa me motiva ainda mais a continuar com este movimento”, relata. Abordar a religião como elemento que intervém diretamente na concepção e nas atitudes do ser humano é um aspecto singular de sua pesquisa que, para o autor, contribuiu para o destaque na premiação.

O programa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião (PPCIR), alcançou o conceito 5 na última avaliação realizada pela Capes, reflexo de um alto padrão de desempenho acadêmico das pesquisas. “O PPCIR da UFJF se desponta como um dos programas mais importantes da área no Brasil”, ressalta o pesquisador.

Prêmio Capes de Tese

Considerado o maior prêmio de teses do Brasil, o Prêmio Capes de Tese, desde 2006, ressalta a pesquisa de doutores no âmbito nacional. Os vencedores do prêmio, além do certificado e medalha, recebem uma bolsa de até um ano para estágio pós-doutoral em uma instituição nacional.

O orientador do trabalho também é agraciado com um valor que pode chegar a 3 mil reais, junto de certificado, que também é concedido aos coorientadores e o programa de pós graduação em que a tese foi defendida. A cerimônia de premiação acontece em dezembro, em Brasília.

Outras informações

Resultado do Prêmio Capes 2023

Confira a tese premiada na íntegra

Tese em Ciência da Religião é premiada como melhor do Brasil pela Capes