Maria Aparecida Campana atua há 12 anos no gerenciamento de resíduos no serviço de saúde da UFMG (Foto: Dante Rodrigues)

Servidores e estudantes do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) acompanharam nesta segunda-feira (30) uma palestra sobre a “Importância do Corpo Técnico no Gerenciamento de Resíduos de Laboratório da Área de Saúde”.

Durante duas horas, a gerente e autora do Plano de Gerenciamento de Resíduos no Serviço de Saúde da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Maria Aparecida Campana Pereira, destacou a importância de ações que possibilitem o manejo adequado de resíduos sólidos dos serviços de saúde (RSS), gerados, por exemplo, em clínicas e laboratórios do campus.  “É preciso que estejamos atentos às várias etapas deste processo. Desde a classificação dos resíduos, passando pela segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, transporte e destinação”, ressaltou. Atualmente, os RSS representam de 1% a 3% da quantidade total dos resíduos gerados no país.

Campanha realizada na UFMG (Arte: João Campana)

A preocupação ambiental com o descarte de resíduos está presente na legislação brasileira.  Em 2010, a partir da aprovação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305), passou a ser exigida das instituições públicas e privadas maior responsabilidade no gerenciamento de seus resíduos, contudo para Maria Aparecida, “para além do cumprimento das leis é necessário que a sociedade tenha consciência ambiental”.

Maria Aparecida veio a Governador Valadares a convite do Projeto de Treinamento Profissional em Gerenciamento de Resíduos nos Laboratórios de Saúde da UFJF-GV, coordenado pelas professoras Alda Maria Silveira e Fabíola Alves dos Reis, do departamento de Ciências Básicas da Vida; e Sandra Bertelli de Castro, do departamento de Farmácia.