Podem participar docentes e TAEs ativos e aposentados e alunos devidamente matriculados (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A consulta pública para definição do novo reitorado da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) acontece nos dias 8 e 9 de outubro. Professores e técnico-administrativos em Educação (TAEs) já podem consultar a seção de votação no site da Comissão Organizadora da Consulta Pública (COCP). A divulgação da lista com as unidades acadêmicas e administrativas para voto do corpo estudantil está programada para esta sexta-feira, 4, no mesmo endereço eletrônico.

Segundo o presidente da COCP, Augusto Cerqueira, a liberação antecipada das seções de votação de docentes e TAEs é uma forma de evitar possíveis dificuldades ou erros técnicos durantes os dias da consulta. “Esse momento é fundamental para facilitar ao máximo o exercício da democracia na UFJF. Nossa proposta é mobilizar a comunidade acadêmica para que todos se planejem e para evitar ocorrência de filas. Caso seja identificado algum problema, basta entrar em contato conosco”, explica.

O calendário foi definido pela comissão, formada por representantes da Associação dos Professores do Ensino Superior (Apes), do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos em Educação das Instituições Federais de Ensino no Município de Juiz de Fora (Sintufejuf) e do Diretório Central dos Estudantes (DCE). A campanha vai até o dia 7 de outubro.

Consulta pública
Todos os alunos devidamente matriculados, técnico-administrativos e docentes em efetivo exercício ou aposentados que pertençam a órgãos colegiados ou façam pesquisa vinculadas à UFJF são aptos a participar da consulta pública. Para votar, é necessário apresentar documento de identificação com foto.

O resultado deve ser divulgado no dia 10 de outubro. Em seguida, o Conselho Superior (Consu) da UFJF se reúne para aprovar a lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC), que escolhe o reitor.

Regimento para a Consulta Pública para reitor e vice-reitor da UFJF.

Comissão Organizadora da Consulta Pública