De um lado, padrões estéticos consolidados por uma sociedade influenciada pela indústria da beleza. Do outro, infinitas propagandas de produtos alimentícios prejudiciais à saúde financiadas pela indústria de alimentos. Em meio a estas poderosas indústrias, há um público considerável de pessoas que sofrem de distúrbios de imagem corporal, transtorno alimentar e transtorno dismórfico corporal.

Tais distúrbios são capazes, por exemplo, de afetar diretamente a saúde e qualidade de vida de jovens universitários, uma vez que estão correlacionados à baixa autoestima, sintomas depressivos, ansiedade social, isolamento social, pensamento suicida e perda/queda em rendimento acadêmico.

Pensando em ofertar intervenções preventivas e educativas que minimizem esses possíveis impactos sobre a vida dos estudantes do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), o professor Pedro Berbert, do Departamento de Educação Física, criou um projeto de extensão que busca ofertar diversos grupos de sessões interativas; estimular o debate sobre o tema; fornecer à comunidade de jovens universitários subsídios para o autocuidado e cuidado do próximo; estimular um estilo de vida mais saudável, no qual se enquadra a prevenção e educação em saúde como princípios básicos; reduzir fatores de risco para o desenvolvimento de distúrbios de imagem corporal, transtornos alimentares e transtornos dismórfico corporais; e avaliar estes distúrbios não somente como diagnóstico da realidade da comunidade acadêmica, mas também enquanto estratégia confirmatória dos benefícios do próprio projeto de extensão.

De acordo com Pedro Berbert, programas de intervenção como o proposto têm se mostrado fundamentais no contexto universitário. “Partem de uma proposta interativa, com participação de grupo de estudantes em permanente interação entre si e a comunidade, criando e promovendo propostas de atividades de cunho de autocuidado e cuidado do outro. Propostas como essa demonstram grandes efeitos entre os participantes e na comunidade e têm sido indicadas como o futuro das intervenções preventivas e educativas em saúde”.

O projeto tem fluxo contínuo, ou seja, os interessados podem entrar em contato informando sua disponibilidade de horário. Criado no primeiro semestre de 2019, o projeto está articulado com duas pesquisas de mestrado coordenadas pelo professor Pedro Berbert e desenvolvidas na UFJF-GV: uma delas é conduzida pelo mestrando Maurício Almeida, do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (UFJF-UFV); e a outra pela mestranda Thainá Richelli Oliveira Resende, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde (UFJF-GV). “Este projeto, para além de sua relevância social, alinhada à perspectiva extensionista, não deixa de estar articulado com a Academia, pois traz como resultado ainda o levantamento de diversos indicadores sobre distúrbios de imagem corporal, transtornos alimentares e transtornos dismórficos corporais na comunidade de jovens universitários da cidade de Governador Valadares. Acredita-se que um dos aspectos fundamentais é mapear fatores de risco e propor intervenções cada vez mais focadas nos aspectos principais do desenvolvimento destes transtornos”, ressaltou Pedro.

Os interessados em participar do projeto e que tenham entre 18 e 30 anos podem entrar em contato diretamente com os pesquisadores, conforme imagens abaixo: