Ludmila Forechi e Peterson Andrade apresentaram clínica ao prefeito André Merlo (Foto: Dante Rodrigues)

A Clínica-Escola de Fisioterapia da UFJF-GV recebeu nesta quarta-feira, 28, a visita do prefeito de Governador Valadares, André Merlo. Acompanhado pelo Secretário Municipal de Saúde, Enes Cândido, e pelo Secretário Municipal de Fazenda, Jamir Calili, o prefeito conheceu as instalações da clínica inaugurada em 2016 para prestar serviços à comunidade ao mesmo tempo em que contribui para a formação de futuros profissionais fisioterapeutas.

Recepcionado pela chefe do departamento de Fisioterapia, Ludimila Forechi, o prefeito obteve informações sobre as áreas e capacidade de atendimento naquele espaço. Ludimila explicou que os estágios curriculares do curso de Fisioterapia do Campus de Governador Valadares são contemplados em quatro disciplinas (Estágio I, II, III e IV), distribuídas nos dois últimos semestres letivos do curso, totalizando 800 horas de prática supervisionada. “O Estágio I ocorre nas Estratégias de Saúde e da Família (ESF), no Centro de Referência e Saúde do Trabalhador (CEREST) e em instituição filantrópica do município. Os Estágios II e III ocorrem na Clínica-Escola de Fisioterapia e o Estágio IV ocorre no Hospital Municipal de Governador Valadares”.

A visita do prefeito ocorreu a partir de um convite do diretor-geral, Peterson Andrade, que vislumbra a possibilidade de ampliação da integração entre a clínica e a prefeitura. “Temos um grande potencial de atendimento à população e formação de estudantes de graduação e pós-graduação. Temos professores e técnicos qualificados para que estes serviços sejam prestados com excelência. Temos ações com qualidade reconhecida nacionalmente e internacionalmente e podemos ampliar as atividades caso a estrutura seja aprimorada. Por isso, devemos fomentar a parceria entre município e universidade.  Esta integração é necessária para o aprimoramento e manutenção da estrutura utilizada pelo curso”.

Satisfeito com o que testemunhou na clínica, o prefeito André Merlo também externou o desejo de aprofundar a parceria com a universidade. “É um desejo da prefeitura de Governador Valadares estar sempre mais perto da UFJF para que possamos atender melhor a população. O que for possível ser feito, dentro das nossas limitações, nós faremos. Já temos algumas parcerias, mas precisamos aprimorá-las”.

O secretário Enes Cândido complementou. “No caso da Fisioterapia, existe no município uma demanda reprimida muito grande e uma possível parceria da prefeitura com a UFJF poderia ajudar a sanar este problema”.

Administração Superior visitou a clínica-escola na última quinta-feira (Foto: Dante Rodrigues)

No dia seguinte, o reitor Marcus David também esteve na clínica-escola de Fisioterapia e fez questão de destacar a aproximação cada vez maior entre a prefeitura de Governador Valadares e a UFJF. “Nos últimos anos esta aproximação tem sido intensa. A prefeitura tem demonstrado sistematicamente a intenção de apoiar e ajudar a consolidação da UFJF aqui na região. No caso da Fisioterapia, estamos vendo a possibilidade de uma parceria para que os serviços do curso possam ser oferecidos de forma mais organizada e sistematizada para a população. No mesmo momento que trabalhamos a formação dos nossos alunos, nós estamos oferecendo serviços fisioterápicos de forma muito importante”.

Números Fisioterapia:

No ano de 2018, foram realizados 3.064 atendimentos no Estágio I; já no Estágio II foram feitos 5 mil atendimentos; no Estágio III foram 3.600 atendimentos; e no Estágio IV aproximadamente 3 mil atendimentos.

Em 2019, o número de atendimentos entre março e julho de 2019 no Estágio I chegou a 2.086; no Estágio II foram feitos 1.086 atendimentos; no Estágio III foram 919; e no Estágio IV, 1.915.

O número de estagiários é de aproximadamente 15 alunos por período a cada semestre. Este número será ampliado nos próximos cinco anos, atingindo 30 alunos. Dessa forma, a previsão de atendimentos somente na Clínica-Escola (Estágio ll e lll) será de aproximadamente 2 mil atendimentos por mês, com a perspectiva de mais de 20 mil atendimentos por ano. Atualmente, o cadastro de pacientes aguardando atendimento é de, em média, 500 pessoas.