CPA tem por finalidade elaborar processos de avaliação periódica da UFJF, entre estruturas, relações, atividades e responsabilidades sociais da gestão (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

A Comissão Eleitoral designada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) publicou, no dia 22 de agosto, um edital para encaminhar o processo de escolha dos representantes para compor a CPA e a Comissão Setorial Própria de Avaliação do campus de Governador Valadares (CSPA/GV), para mandato de três anos.

A CPA tem por finalidade elaborar processos de avaliação periódica da UFJF que contemplem a análise global e integrada do conjunto de dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais da gestão.

Eleição e mandato
A CPA é composta por 15 membros, sendo 12 eleitos conforme a seguinte organização:

– Quatro professores do quadro efetivo, cada um representando um dos conjuntos das grandes áreas: Ciências Exatas e da Terra e Engenharias; Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Letras, Linguística e Artes; e Educação básica. 

– Quatro estudantes regularmente matriculados na Universidade, sendo três representantes da graduação e um da pós-graduação. 

– Quatro técnico-administrativos em Educação (TAEs) pertencentes ao quadro efetivo. 

Os candidatos acima descritos são eleitos dentre seus pares vinculados ao campus-sede.

Já a  CSPA/GV é composta por oito membros, sendo seis destes eleitos conforme a seguinte previsão:

– Dois professores do quadro efetivo, cada um representando um dos conjuntos das grandes áreas: Ciências da Vida; e Ciências Sociais Aplicadas. 

– Dois estudantes regularmente matriculados na UFJF/GV. 

– Dois técnico-administrativos em Educação (TAEs) pertencentes ao quadro efetivo. 

Os candidatos que se encaixam nos perfis acima descritos são eleitos dentre seus pares vinculados ao campus de Governador Valadares.

Processo e campanha eleitoral
A candidatura se dá por chapa composta por um candidato e um suplente. Os interessados em se candidatar devem requerer inscrição através do Siga, entre os dias 2 e 4 de setembro. O nome do candidato suplente deverá ser informado pelo candidato titular no espaço reservado para apresentação das propostas do candidato, sob pena de suspensão da inscrição. 

No Siga também há espaço reservado para apresentação do nome do candidato suplente, das propostas e do resumo da biografia funcional dos candidatos.

Votação
Para garantir a legitimidade do processo eleitoral, cada eleitor pode votar uma única vez, entre os dias 16 e 17 de setembro, através do Siga, e somente em seus pares. O resultado da apuração das eleições será divulgado através de lista, com a ordem de classificação dos candidatos, a ser publicada na página da CPA, no dia 18 de setembro. 

A nomeação dos membros da CPA e CSPA-GV será realizada nominalmente, através de portaria da reitoria.

Confira a íntegra do edital das eleições para a CPA.

Outras informações
Comissão Própria de Avaliação