Professora Waneska acompanhada por Estudantes da Liga Acadêmica de Clinica Médica (Foto: Divulgação)

Foi realizado no último final de semana a 1ª Mostra Científica e Acadêmica em Epidemiologia Aplicada à Medicina (EpiMed). O evento, organizado através de uma parceria entre os cursos de Medicina do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) e Univale, abordou o tema “Doenças Negligenciadas em Foco”, com destaque para as doenças crônicas como as Neoplasias (Câncer) e doenças negligencias como HIV, Leishmanioses e Arboviroses.

De acordo com a professora Waneska Alexandra Alves, do Departamento de Medicina da UFJF-GV, os discentes das duas instituições foram os principais responsáveis pelas atividades desenvolvidas nos auditórios da Univale. “Vale destacar o protagonismo dos estudantes da UFJF-GV e Univale que formaram três comissões “Científica, Organização e Divulgação); da organização geral do evento que também foi composta por professores de ambas as instituições; e a participação de representantes dos serviços de saúde que realizaram a conferência de abertura, moderaram a mesa e avaliaram os trabalhos, dentre os quais eu destaco a Dra. Katiuscia Cardoso Rodrigues, da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares e o Luiz Patrício, da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares”.

Estudantes da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva também fizeram parte da organização do evento (Foto: Divulgação)

A intenção dos organizadores é que o Epimed ganhe uma nova edição em 2020, com a integração de outros cursos da área da saúde da UFJF-GV e demais instituições de ensino superior da cidade.

Waneska ressalta que estas parcerias entre instituições de ensino são fundamentais para a transformação do sistema de saúde de Governador Valadares e cita como exemplo a integração existente entre a Medicina da UFJF-GV e Univale. “A situação epidemiológica de saúde de Governador Valadares sinaliza grande vulnerabilidade tendo em vista seus altas indicadores de saúde (incidência, prevalência, mortalidade) para diversas doenças preveníveis ou controláveis. Podemos destacar a mortalidade por leishmaniose visceral que no município tem apresentados dados alarmantes (100% de letalidade em 2018). Isso sinaliza forte fragilidade da assistência ao paciente que recebe um diagnóstico e tratamento tardios. Nossos alunos junto com os alunos da Univale podem ser importantes protagonistas de mudanças significativas nos serviços de saúde do município uma vez que os estágios do curso são nas unidades de saúde de Governador Valadares (Hospital Municipal, Centros de especialidade e Unidades básicas de Saúde) ”.