A 12º edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos chega a Governador Valadares nesta semana! A Universidade Federal de Juiz de Fora – Campus Governador Valadares está entre os diversos pontos de exibição de filmes do evento. A edição deste ano tem como tema os Direitos da Criança e do Adolescente, além dos Direitos das mulheres, e contará com a exibição do curta “À Espera”, de Nivaldo Vasconcelos e Sônia André. Em GV, a atividade terá início às 10h, na sala B112 do Pitágoras, e é aberta a toda a comunidade acadêmica e externa da UFJF-GV.

A participação da UFJF-GV como instituição parceira na exibição dos materiais é resultado da parceria entre o Cine Acadêmico e os Departamentos de Direito e Medicina da Universidade. Durante todo o segundo semestre de 2019 serão agendadas várias exibições; ao todo serão sete curtas contemplados pela Mostra.

Objetivos e histórico
O evento tem como objetivo consolidar a cultura e a educação em Direitos Humanos, ampliando espaços de debate e discussão por meio da linguagem cinematográfica. É uma proposta de inclusão sociocultural, contribuindo para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância.

Ao longo de suas edições a Mostra foi ampliada e, desde 2011, abrange todas as capitais e o Distrito Federal. É realizada por meio de parcerias com instituições públicas das esferas municipal, estadual e federal, além de organizações privadas e do terceiro setor.

Sinopse: Em Moçambique, 39% de meninas se casam antes dos 15 anos com homens mais velhos que elas, fazendo com que o país se encontre em décimo lugar entre os países mais afetados pelos casamentos prematuros, negando seus direitos como o da Educação e de serem o que elas quiserem.

A 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo é realizada pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos em parceria com o Instituto Cultura em Movimento. A exibição do curta acontecerá na Sala B112 do Pitágoras. Participe!