Termina neste domingo, 11, o prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). As solicitações podem ser feitas até as 15h, na Área do Candidato.

O recurso deve ser solicitado exclusivamente pela internet, na Área do Candidato, disponibilizada no ato de inscrição pelo site da Copese. Para pedir isenção é necessário que o estudante tenha cursado o Ensino Médio em escola de rede pública ou na rede privada com bolsa integral, e que tenha renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita. Nesse caso, é preciso apresentar cópia digitalizada e legível da Declaração Escolar das séries do Ensino Médio cursadas e da série na qual está matriculado, com carimbo e assinatura do funcionário da escola; sendo que para os estudantes da rede privada é necessário que a declaração conste que receberam bolsa integral.

Além disso, é possível pedir a isenção via CadÚnico, sendo necessário que o candidato indique que pertence a família de baixa renda e informe o seu Número de Identificação Social (NIS) – com onze dígitos – ao preencher o cadastramento on-line de inscrição. Destaca-se que o NIS informado deverá ser do próprio candidato e não de seus pais ou de terceiros.

O resultado da solicitação de taxas ficará disponível a partir das 15h do dia 20 de agosto, no site da Copese. O candidato que tiver seu pedido negado precisa gerar a Guia de Recolhimento da União (GRU) e pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 120 até o dia 27 de agosto, para que a inscrição no Pism seja deferida. Já os candidatos que conseguirem isenção, precisam apenas verificar a emissão do comprovante definitivo de inscrição.

Outra orientação da Copese é para os candidatos que possuem carteira de identidade infantil. O documento precisa ser atualizado para a apresentação nos dias de provas.

As inscrições para o Pism 2020 seguem até o dia 26 de agosto. As provas do Pism 2020 ocorrem nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro em cinco cidades: Juiz de Fora (MG), Governador Valadares (MG), Muriaé (MG), Vassouras (RJ) e Petrópolis (RJ).

Confira o edital completo.

Pism 2020: principais dúvidas sobre a inscrição
Pism 2020: entenda como funciona a Área do Candidato

Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi
Pism 2020: Como pedir a isenção da taxa de inscrição?
Entenda o sistema de cotas do Pism
Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi