Com a abertura das inscrições para o Programa de Ingresso Seletivo Misto 2020, é possível que os candidatos ao vestibular seriado tenham dúvidas sobre as inscrições e procedimentos para a realização das provas. O Portal da UFJF selecionou algumas das perguntas mais frequentes para tentar sanar essas questões. As inscrições para o Pism 2020 podem ser realizadas até as 18h do dia 26 de agosto e o interessado só pode se inscrever caso tenha o Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio, sendo vetada a utilização do documento de familiares ou terceiros. As provas acontecem nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro.

Posso mudar dados cadastrais, como nome, CPF, data de nascimento e e-mail?
Com a Área do Candidato, é possível alterar dados cadastrais até a data limite para as inscrições. Mesmo depois do pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU), os candidatos podem mudar informações como grupo de cotas, curso desejado, necessidade ou não de atendimento especial e cidade escolhida para fazer a prova. Informações pessoais como CPF, nome, data de nascimento e e-mail são os únicos dados que não podem ser alterados, após o ato de inscrição.

Posso fazer a inscrição e entregar documentação presencialmente nos campi da UFJF?
Não. Todo o processo de inscrição é feito exclusivamente on-line, assim como as solicitações de atendimento especializado, incluindo sabatistas e a utilização do nome social. Para facilitar o processo, o formulário de inscrição on-line conta com meios para anexar os documentos digitalizados para os variados requerimentos, como laudos médicos e atestado comprobatório de confissão religiosa.

O que é necessário para pedir isenção?
Os pedidos de isenção da taxa de inscrição devem ser feitos no momento da inscrição, até o dia 11 de agosto. Para pedir isenção é necessário que o estudante tenha cursado o ensino médio em escola de rede pública ou na rede privada com bolsa integral, e que tenha renda familiar bruta mensal igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, equivalente a R$ 1.497. Nesse caso, é preciso apresentar cópia digitalizada e legível da declaração escolar das séries do ensino médio cursadas e da série na qual está matriculado, com carimbo e assinatura do funcionário da escola; sendo que para os estudantes da rede privada é necessário que conste na declaração o recebimento de bolsa integral.

Além disso, é possível pedir a isenção via CadÚnico, sendo necessário que o candidato indique que pertence a família de baixa renda e informe o seu Número de Identificação Social  (NIS) – com onze dígitos – ao preencher o cadastramento on-line de inscrição. Destaca-se que o NIS informado deverá ser do próprio candidato e não de seus pais ou de terceiros.

Quando é divulgado o resultado do pedido de isenção de inscrição?
O resultado do pedido de isenção será divulgado a partir das 15h do dia 20 de agosto. O candidato que tiver a isenção indeferida tem seis dias para emitir e efetuar o pagamento do boleto.

Entrei com a documentação pedindo isenção da taxa. O que acontece se meu pedido for indeferido?
Ter o pedido indeferido significa que você não conseguiu a isenção. Assim, é preciso gerar, no mesmo site do cadastramento da inscrição, a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar normalmente o pagamento da taxa até as 20h do dia 27 de agosto. O prazo é o mesmo daqueles que não solicitaram a isenção do pagamento e o valor de R$ 120 deve ser pago obrigatoriamente no Banco do Brasil.

Quando escolho o curso e o campus onde quero estudar?
A escolha do curso e do campus acontece apenas no terceiro módulo do Pism. O candidato indica no momento da inscrição qual curso e em qual campus pretende estudar.

Fiz minha inscrição e já paguei o boleto. Ainda posso trocar de curso?
Sim. O candidato pode trocar o curso desejado, o campus, o local de prova e até se precisa de atendimento especial e nome social até o dia 26 de agosto, último dia de inscrições. Após esta data, a inscrição é finalizada e os dados não podem mais ser alterados.

Em quais cidades as provas serão aplicadas?
As provas serão realizadas nas cidades de Governador Valadares, Juiz de Fora e Muriaé, no Estado de Minas Gerais, além de Petrópolis e Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro. 

Posso pedir segunda opção de curso na inscrição do Pism?
Não. Somente candidatos ao curso de Música, que não sejam aprovados na prova de habilidade específica, podem usar a segunda opção de curso, que deve ter sido informada no ato da inscrição.

Estudantes de escolas particulares, que possuem bolsa integral, têm direito às cotas?
Não. Somente alunos de escolas públicas podem se candidatar aos grupos de cotas. Para conhecer mais sobre as cotas no Pism, clique aqui.

Quais critérios serão avaliados para validar o pedido por grupos de cotas para pessoas com deficiência e para autodeclarados pretos, pardos ou indígenas?
Desde 2019, a UFJF conta com uma comissão para avaliar as declarações de candidatos que se inscrevem em grupos para pessoas com deficiência e pessoas que se autodeclararem pretas, pardas ou indígenas. Os candidatos passam por uma banca de heteroidentificação, onde é verificado a veracidade da autodeclaração, a partir de alguns critérios como fenótipo, ascendência direta e histórico sobre vivências de discriminações e preconceitos por conta da condição parda. O procedimento é obrigatório para a efetivação da matrícula e a não confirmação da veracidade implica em perda da vaga. A medida é tomada para garantir que as vagas sejam destinadas somente às pessoas que têm direito a elas.

Como obter direito ao atendimento especial?
O candidato deve, no ato do cadastramento da inscrição, informar se necessita de atendimento ou de condições especiais para a realização das provas, assinalando os itens referentes a essa demanda no momento da inscrição. Em seguida, é preciso submeter, no próprio sistema, cópia digitalizada dos laudos médicos, quando estes forem necessários. O prazo para solicitação do Atendimento Especial vai até as 18h do dia 26 de agosto de 2020. Até a data limite, o candidato pode alterar essa opção na Área do Candidato.

Gestantes podem fazer o Pism 2020?
Sim. Se for necessário, é oferecido atendimento especial. Basta fazer o pedido no momento da inscrição, na Área do Candidato.

Gostaria de realizar minha inscrição com o nome social. Como devo proceder?
Para usar nome social, é necessário que o candidato, durante a realização de sua inscrição, marque os campos, indicando essa solicitação, e submeta cópia digitalizada e devidamente preenchida do formulário próprio disponibilizado no site da Copese, até as 18h do dia 26 de agosto, para análise e deferimento. De acordo com o edital, caso o candidato seja menor de dezoito anos, o formulário deverá conter a assinatura dos pais ou responsáveis, juntamente a uma cópia do documento de identidade do responsável.

Após fazer a inscrição e imprimir o boleto, posso pagar a GRU em qualquer banco?
O pagamento do boleto do Pism 2020 deve ser feito exclusivamente no Banco do Brasil, até as 20h do dia 27 de agosto.

Após fazer a inscrição e efetuar o pagamento do boleto, como confirmar se estou inscrito?
O comprovante definitivo de inscrição, prova do deferimento e efetivação da inscrição em quaisquer dos módulos, deve ser impresso pelo candidato a partir das 15h do dia 19 de novembro até as 12h do dia 1 de dezembro, no site da Copese. O local de prova sai junto com o comprovante definitivo de inscrição. Em nenhuma hipótese esse comprovante definitivo será enviado particularmente ao candidato, seja qual for o meio (Correios, e- mail, etc.). 

Alunos do 9º ano podem fazer a prova?
Não. Apenas estudantes matriculados a partir do 1º ano do ensino médio podem realizar as provas, desde que comecem o processo no 1º ano do ensino médio.

Estudantes do 2º ano que não fizeram o Módulo I podem fazer a prova?
Não. Apenas estudantes que começaram o processo no Módulo I, ou seja, enquanto estavam matriculados no 1º ano do ensino médio, podem participar.

Caso o candidato zere provas do Pism I ou do Pism II, ele pode se inscrever no módulo III?
Os alunos que zeraram qualquer prova dos módulos I e II não estão excluídos do processo seletivo e podem realizar a inscrição no Pism 2020.

Caso o estudante seja reprovado em algum ano do ensino médio, é possível refazer o módulo do Pism?
Se for o módulo I, é possível. É permitido ao candidato reprovado na primeira série do ensino médio ou na segunda série do curso técnico, cuja duração seja de quatro anos, que se inscreva novamente no módulo I do triênio imediatamente subsequente, por uma única vez. 

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br 

Leia mais:
Pism 2020: entenda como funciona a Área do Candidato
Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi
Pism 2020: Como pedir a isenção da taxa de inscrição?
Entenda o sistema de cotas do Pism
Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi