O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020 recebeu 14.713 pedidos de isenção da taxa de inscrição. A informação é da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese). O número mostra aumento de 2.501 solicitações protocoladas, representando cerca de 20,5% de pedidos a mais em comparação ao ano anterior, quando 12.212 candidatos fizeram os requerimentos. O resultado das solicitações poderá ser conferido no dia 20 de agosto, pelos próprios candidatos, na Área do Candidato.

No caso dos estudantes que não conseguirem a isenção, é preciso gerar, na Área do Candidato, a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar normalmente o pagamento da taxa inscrição, equivalente a  R$ 120. A transação deve ser realizada até as 20h, do dia 27 de agosto, obrigatoriamente no Banco do Brasil.

Para os alunos com os pedidos deferidos, a recomendação é aguardar, juntamente aos candidatos inscritos que efetuaram o pagamento da taxa de inscrição, até o dia 19 de novembro, quando os comprovantes definitivos de inscrição estarão disponíveis para impressão até as 12h do dia 1° de dezembro.

Os candidatos puderam requerer as isenções por meio de uma entre três modalidades, sendo elas, a apresentação de documentação de Cadastro Único (CadÚnico), a comprovação do estudo em escolas públicas ou em escola particular com bolsa. Em todos as possibilidades foi necessário comprovar a renda per capita bruta familiar de um salário mínimo e meio, equivalente a R$ 1.497.

As inscrições para o Pism 2020 seguem até o dia 26 de agosto. As provas ocorrem nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro em cinco cidades: Juiz de Fora (MG), Governador Valadares (MG), Muriaé (MG), Volta Redonda (RJ) e Petrópolis (RJ). Ao se inscrever, os candidatos devem utilizar o próprio Cadastro de Pessoa Física (CPF), não podendo usar a documentação de familiares ou terceiros. Além disso, estudantes com Registro Geral (RG) com foto desatualizada ou infantil deverão emitir nova via do documento para apresentação nos dias das provas.

Confira o edital do Pism.

Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br

Pism 2020: o que muda no acesso às vagas do Instituto de Artes e Design
Pism 2020: entenda como funciona a Área do Candidato
Pism 2020: Como pedir a isenção da taxa de inscrição?
Entenda o sistema de cotas do Pism
Pism 2020 oferece 2.303 vagas em 76 cursos para os dois campi