Programação cultural, noturna e vespertina, acontece até 28 de julho (Foto: Alexandre Dornelas)

Quando subir ao palco do Cine-Theatro Central da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), no próximo domingo, 21, a Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro abrirá oficialmente uma edição histórica do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga: a 30ª de uma trajetória que começou modestamente em julho de 1990. A iniciativa do Centro Cultural Pró-Música, fundado pela família Sousa Santos e desde 2011 incorporado à UFJF como órgão da Pró-reitoria de Cultura, tornou-se referência nacional e internacional em seu gênero. Nesta edição, o público terá a oportunidade de conferir em diversos espaços, até o dia 28 de julho, uma programação cultural ampla: além das oficinas e dos concertos musicais gratuitos, noturnos e vespertinos, haverá uma exposição e teatro de marionetes.

Em apresentação inédita em Juiz de Fora, a Sinfônica da UFRJ traz diferentes estilos do período final do barroco, com composições de Rameau, Händel e Bach. A programação de concertos noturnos prossegue no dia 22, no Teatro Paschoal Carlos Magno, com o Trio Villani e Convidados, que pretende celebrar a música de câmara. No concerto Da Renascença a Vivaldi – Música para Flauta Doce e Gaita de Foles, que acontecerá dia 23 no auditório do Museu de Arte Murilo Mendes, destaca-se a participação da flautista de origem israelense Rotem Gilbert, especialista nas músicas dos séculos XV e XVI.

No dia 24, no auditório do Mamm, acontece o recital de piano, viola e clarineta, com Flávia Motta, Elisa Galleano e Iura de Rezende, que pretendem mostrar a versatilidade da combinação sonora desses três instrumentos. Um dos mais importantes grupos de câmara da atualidade no Brasil, o Quinta Essentia Quarteto é a atração do Festival no dia 25, no Teatro Paschoal Carlos Magno, com um programa dedicado à “arte da Fuga”, um método de escrita musical que teve seu auge no período barroco, com Bach. 

Para o dia 26, também no Paschoal Carlos Magno, a programação reserva o concerto de canto, cravo e alaúde, com a soprano Veruschka Mainhard e o músico Diego Leverić, de origem croata e radicado na Itália. A apresentação, que contará ainda com o cravista Robson Bessa, o violoncelista barroco Lucas Bracher e as flautistas Rotem Gilbert e Marina Mafra, terá o programa dedicado a cantatas de Alessandro Scarlatti, um dos maiores compositores dessa forma poético-musical criada na Itália.

No dia 27, o Teatro Paschoal Carlos Magno volta a ser palco do Festival para a apresentação do ensemble Harmoniemusik, primeiro do gênero na América Latina. O grupo reúne
instrumentos ainda muito raros no país – oboés, fagotes, clarinetes e trompas
históricos, cópias de instrumentos do século XVIII. 

A última apresentação noturna, que encerra o Festival no dia 28, no Cine-Theatro Central, será o Conjunto de Música Antiga da USP, formado por especialistas em instrumentos históricos. A apresentação, inédita em Juiz de Fora, será a estreia latino-americana de obras Beethoven, Mozart e Haydn interpretadas com instrumentos idênticos aos da época desses compositores. 

Todos os concertos noturnos serão precedidos de palestras ministradas pelo professor Rodolfo Valverde (UFJF), com início às 19 horas nos mesmos locais das apresentações. O objetivo das palestras, que já são um sucesso no Festival, é contextualizar a plateia sobre o repertório dos concertos e recitais.

Programação vespertina

Evento, em 30ª edição, tornou-se referência nacional e internacional em seu gênero (Foto: Alexandre Dornelas)

As tardes também reservam uma programação cultural variada para o público do Festival nesta edição. Até 28 de julho, outros espaços da cidade também serão palco para atrações do evento. No dia 22, às 16h, o Cine-Theatro Central recebe o espetáculo Dance in Concert. Dia 23, às 18h, é a vez do Coral da UFJF se apresentar no Festival, com um recital no Forum da Cultura. 

No dia 24, às 18h, é o Coral Cesama que se apresenta nas escadarias do Cine-Theatro Central. Nessa mesma data, o Teatro Paschoal Carlos Magno será palco de duas apresentações de Finórium S/A, o Musical, espetáculo do projeto de iniciação artística “Orfeu, Teatro Musical e Iniciação à Ópera”, de alunos em canto e composição da UFJF, apoiado pela Pró-reitoria de Cultura. As sessões acontecem às 16h e às 17h30.

Adultos e crianças vão se encantar com o consagrado grupo de teatro de marionetes Giramundo, que integra a programação do Festival com um clássico de seu repertório – o espetáculo Carnaval dos Animais. A apresentação acontece dia 25, às 16h, no Cine-Theatro Central. Nesse mesmo dia, às 18h, as escadarias do Central recebem o Coral Pró-Música. No dia 27, às 14h30, o Shopping Jardim Norte é palco da apresentação da Orquestra Sinfônica Pró-Música.

Exposição 

No dia 21 de julho, será aberta uma exposição comemorativa dos 30 anos do Festival, com apresentação de cartazes de todas as edições do evento. A mostra poderá ser visitada na Galeria Renato de Almeida do Centro Cultural Pró-Música/UFJF, até 28 de julho, das 9h às 18h.

Todas as apresentações do Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, uma realização da Pró-reitoria de Cultura e do Centro Cultural Pró-Música/UFJF, têm entrada franca, mas os interessados devem retirar seus convites no Centro Cultural Pró-Música no dia da apresentação, das 8h às 18h. Serão distribuídos no máximo quatro convites por pessoa.

Oficinas

Esta edição do Festival está oferecendo um total de 28 oficinas, entre instrumentos diversos, canto, dança, performance, prática de orquestra infantil e de choro, banda sinfônica, educação musical e ateliê de música renascentista e barroca. Todas as oficinas serão realizadas mais uma vez no Instituto de Artes e Design, com inscrição gratuita, que pode ser efetuada pelo site

Confira a programação do evento na íntegra.

Outras informações: (32) 2102-3964 – Pró-reitoria de Cultura