Quinta Essentia se apresenta a partir das 20h, no Theatro Paschoal Carlos Magno  (Foto: Divulgação)

Principal representante da flauta doce no Brasil e um dos mais importantes grupos de música de câmara brasileiros da atualidade, o Quinta Essentia Quarteto é a atração desta quinta-feira, dia 25, na programação do 30º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga, promovido pela Pró-reitoria de Cultura (Procult) e pelo Centro Cultural Pró-Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Com apresentações celebradas no Brasil e no exterior, o grupo se dedica à divulgação, estudo e interpretação do repertório de um dos instrumentos mais antigos da história da música. 

O concerto acontece às 20h, no Teatro Paschoal Carlos Magno. A entrada é franca, mas os convites devem ser retirados no Centro Cultural Pró-Música até às 18h, sendo o máximo de quatro por pessoa. O concerto será precedido de palestra, ministrada pelo professor do Departamento de Música da UFJF, Rodrigo Valverde, às 19h

Para o programa da apresentação do Festival, no Teatro Paschoal Carlos Magno, o Quinta Essentia Quarteto traz uma obra-prima de Johann Sebastian Bach, Die Kunst der Fuge (A Arte da Fuga), um manuscrito a quatro vozes composto no fim de sua vida. O quarteto considera a obra um legado de perfeição e enigmas musicais, um “prato cheio” para demonstrar as possibilidades da flauta doce, instrumento que viveu seu auge no período de excelência das fugas – o barroco europeu.

O compositor alemão é conhecido como “o mestre das fugas”, um estilo de composição musical surgido na Renascença e que floresceu no período barroco graças às fugas de Bach. “A Arte da Fuga demonstra o completo domínio de Bach da mais complexa forma de expressão musical dentro da música erudita, conhecida como contraponto, bem como o completo domínio do Quinta Essentia Quarteto da arte de fazer música com flautas doces”, ressaltam seus integrantes.

A obra de Bach será apresentada pelo grupo com instrumentos históricos, a fim de ressaltar a versatilidade e a criatividade dessa maneira de compor 90 minutos de música em ré menor: variações matemáticas de contrapontos, fugas simples, fugas espelhadas, fugas duplas e triplas. De acordo com o grupo, não é preciso ser um especialista nos meandros dessa arte, bastando deliciar-se com a música e as infinitas possibilidades de brincar com a matéria da arte musical: o som. 

Programa

Johann Sebastian BACH (1685 – 1750) – A Arte da Fuga – BWV 1080; Contrapunctus 1; Contrapunctus 3; Contrapunctus 2; Contrapunctus 4; Contrapunctus 5; Contrapunctus 6, a 4 in Stylo Francese; Contrapunctus 7, a 4 per Augmentationem et Diminutionem; Contrapunctus 8, a 3; Contrapunctus 9, a 4 alla Duodecima; Contrapunctus 10, a 4 alla Decima; Contrapunctus 13, a 3: rectus; Contrapunctus 12, a 4: rectus; Contrapunctus 11, a 4; Contrapunctus 12, a 4: inversus; Contrapunctus 13, a 3: inversus; Contrapunctus 14 a 3 Soggetti

Quinta Essentia Quarteto

Em sua carreira internacional, o grupo já se apresentou na China (2010/2019); Estados Unidos (2016/2018); Austrália (2017); Portugal (2016); França (2009/2014); Bolívia (2014); Namíbia (2012); Itália (2009/2010); e Alemanha (2009). Já realizou concertos em eventos importantes como a abertura do Prêmio Francesco Maria Ruspoli de música barroca na Itália, e festivais de música consagrados, como o Woodend Winter Arts Festival; o Festival Internacional de Música Renascentista y Barroca Americana “Misiones de Chiquitos”; o Festival Les Festes Baroques en Terre des Graves et du Sauternais; Whitewater Early Music Festival; o Encontro de Música Antiga de Loulé Francisco Rosado; além do maior festival de música da China, o Shenzhen Belt & Road Festival. 

A crítica musical nacional ressalta a grande contribuição do Quinta Essentia para o cenário brasileiro da flauta doce, ampliando os espaços de atuação para o instrumento, produzindo conteúdo em seu blog e formando plateia por meio de concertos comentados como o Flauta, Flautinha, Flautão!

Em 2007, o grupo criou o Encontro Nacional de Flauta Doce (Enflama), que organizou três das sete edições do evento itinerante (2007, 2012, 2013), reunindo flautistas de diversos estados do país e de diferentes países da América Latina. Foi assim que o grupo trouxe ao Brasil o renomado flautista Paul Leenhouts (Holanda/USA). O Quinta Essentia e Paul Leenhouts produziram diversos trabalhos em conjunto: concertos, como o realizado no auditório do Museu de Arte de São Paulo (Masp), em 2012, e a residência artística em 2015, um marco para a história da flauta doce brasileira. 

Ganhador de diversos prêmios, o grupo possui uma discografia importante para a flauta doce no Brasil. Com o álbum “La Marca” (2008), resultado do Prêmio Estímulo 2007 da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo; o “Falando Brasileiro” (2014), dedicado à música nacional; a participação em coletâneas importantes como o “Diálogos Improváveis” (2016), da CPFL; e o CD do Festival de Chiquitos (2015); além de seu mais recente trabalho, “A Arte da Fuga”, dedicado à música de Bach lançado pelo selo alemão ARS Produktions em maio de 2017, o grupo marca a presença da flauta doce brasileira na música de câmara internacional. 

Todos os integrantes do Quinta Essentia atuam também como professores de flauta doce. O exemplo profissional é de extrema importância para a formação. Assim, em paralelo com sua carreira artística, os membros do grupo estão em constante capacitação pedagógica para realizar um trabalho de formação de jovens músicos e amantes da música com excelência. 

O Quinta Essentia apresenta a beleza que o resultado da pesquisa de repertório e interpretação traz à proposta de divulgar a flauta doce, seu repertório e novas composições elaboradas especialmente para essa formação. Essa maestria nutre a história de um instrumento tão antigo e a sua literatura em nosso tempo.

Os concertos do Quinta Essentia são para o público um momento mágico de experimentação das possibilidades infinitas da flauta doce. De uma maneira eclética e muito musical, o Quinta Essentia apresenta a versatilidade da flauta barroca, e da sua família de instrumentos, em diferentes cenários musicais. Essa formação musical inusitada e independente revela para os mais diferentes públicos que a flauta doce é um instrumento musical encantador.

O Teatro Paschoal Carlos Magno fica localizado na Rua Gilberto de Alencar 97, no Centro da cidade. 

O Centro Cultural Pró-Música/UFJF fica localizado na Avenida Rio Branco 2.329, no Centro da cidade. 

Confira a programação completa do 30º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

Outras informações:  (32) 3218-0336 (Centro Cultural Pró-Música/UFJF)