Harmoniemusik é o primeiro do gênero na América Latina e reúne instrumentos ainda raros no país como oboés, fatores, clarinetes e trompas históricos (Foto: Divulgação)

Em mais uma apresentação inédita na programação do 30º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga – promovido pela Pró-reitoria de Cultura (Procult) e pelo Centro Cultural Pró-Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) -, o público juiz-forano desta edição do evento terá a oportunidade de conhecer o trabalho do ensemble Harmoniemusik, que se apresenta no Teatro Paschoal Carlos Magno, neste sábado, dia 27. O grupo é o primeiro do gênero na América Latina e reúne instrumentos ainda muito raros no país, como oboés, fagotes, clarinetes e trompas históricos, isto é, cópias de instrumentos do século XVIII. 

O concerto acontece às 20h. A entrada é franca, mas os convites devem ser retirados no Centro Cultural Pró-Música até às 18h, sendo o máximo de quatro por pessoa. O concerto será precedido de palestra, ministrada pelo professor do Departamento de Música da UFJF, Rodrigo Valverde, às 19h

Fundado em 2001, o grupo resgata o repertório composto para essa rica formação na segunda metade do século XVIII e início do XIX. O nome do conjunto deriva do próprio repertório ao qual o grupo se dedica, conhecido como harmoniemusik – a música de câmera composta, no século XVIII, para grupos de instrumentos de sopro. 

Geralmente utilizados aos pares, este instrumental deu origem à seção de sopros da orquestra clássica, servindo para amplificar e aumentar as possibilidades de colorido sonoro das cordas. Assim, a ideia de orquestração nasce das possibilidades timbrísticas da harmoniemusik. O programa da apresentação inclui duas obras de Mozart, incluindo A Flauta Mágica, e uma composição de Franz Krommer.

Programa – Música do Século XVIII para Sopros

  • Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – Serenata em Dó menor, K 388
    (1782)

Allegro

Andante

Menuetto (in canone)

Allegro

  • Franz Krommer (1759-1831) – – Partita em Fá Maior, op. 57 (1806)

Allegro vivace

Menuetto: Presto

Adagio – andante cantábile

Alla polacca

  • Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) – “A Flauta Mágica” (arranjos de Ch.
    Stumpf, c. 1800)

– Der Vogelfänger bin ich já

– Bei Männern die Liebe fühlen

– Marsch der Priester

– Ein Mädchen oder Weibchen

Harmoniemusik
Victor Astorga, Antonia Sanchez, oboés
Mônica Lucas, Luciano Pereira, clarinetes
Celso Benedito, Matheus Silva, trompas
Luís Ramoska, Letícia Zucherino, fagotes

O Teatro Paschoal Carlos Magno fica localizado na Rua Gilberto de Alencar 97, no Centro da cidade. 

O Centro Cultural Pró-Música fica localizado na Avenida Rio Branco 2.329, no Centro da cidade. 

Confira a programação completa do  30º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

Outras informações: (32) 3218-0336 (Centro Cultural Pró-Música/UFJF)