A flautista Rotem Gilbert é uma das atrações do concerto (Foto: Divulgação)

O auditório do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) é o palco do concerto Da Renascença a Vivaldi – Música para Flauta Doce e Gaita de Foles, que acontece nesta terça-feira, dia 23, às 20h, como parte da programação do 30º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga. 

A entrada é franca, mas os convites devem ser retirados no Centro Cultural Pró-Música-UFJF até às 18h, sendo o máximo de quatro convites por pessoa. O concerto será precedido de palestra ministrada pelo professor do Departamento de Música da UFJF, Rodolfo Valverde, com início às 19h. 

O grupo que se apresentará utiliza instrumentos originais, como um violino construído há 300 anos, que será tocado pelo violinista Eliseu Barros, além de um cravo, um violoncelo barroco, flautas renascentistas e barrocas e uma gaita de foles.

O programa procura apresentar uma amostra da grande riqueza do repertório para flauta doce e a flexibilidade e a excelência da flautista Rotem Gilbert, nascida em Israel e radicada nos Estados Unidos, e uma especialista na música dos séculos XV e XVI. Serão executadas obras que primam pelo virtuosismo técnico e estético, dadas a variedade e a complexidade das composições escolhidas para a apresentação. 

Segundo o cravista Robson Bessa, o repertório do concerto reúne  obras capitais de compositores extremamente importantes dos séculos XVI ao XVIII. “Marco Uccellini foi um nome importante na consolidação da música instrumental no início do Barroco. Vivaldi e Telemann compuseram obras que são desde então referência para flautistas e alcançaram em vida fama incomparavelmente superior a de Bach, por exemplo. Já Susato foi um renomado editor.”

Cravista Robson Bessa: “a continuidade do Festival é fundamental para nos mantermos atualizados em relação às mais modernas correntes de interpretação da música dos séculos XVI ao XIX”  (Foto: Divulgação)

As várias formações dos instrumentistas ao longo da apresentação demonstram a alta capacidade expressiva da flauta que se associa aos violinos barrocos (Eliseu Barros e Renato Gomes), ao cravo (Robson Bessa), à guitarra barroca (Marco Teruel), ao violoncelo barroco (Lucas Bracher) e à gaita de foles (Rotem Gilbert), num concerto que promete levar o público a uma viagem sonora à Renascença e ao Barroco. A apresentação conta também com a flautista Marina Mafra.

Atualização

Na avaliação de Robson Bessa, o Festival de Juiz de Fora foi um marco no estabelecimento do movimento de música antiga, e durante muitos anos foi um dos poucos lugares onde os estudantes podiam ter uma informação séria sobre esse campo, em contato com professores de carreira internacional. “No nosso caso, temos uma gratidão enorme pelo Festival, pois até 2004 o frequentamos como aluno, e, desde 2016, temos trabalhado como cravista correpetidor e atualmente  somos o professor de cravo e o coordenador de música antiga”, informa o músico. 

Para ele, a continuidade do Festival é “fundamental para nos mantermos atualizados em relação às mais modernas correntes de interpretação da música dos séculos XVI ao XIX, através do intercâmbio com artistas de países como EUA, Israel, Croácia e Itália”, como é o caso desta edição do evento.      

Programa

Dance Suite from Danserye Tielman Susato (c.1510-after 1570)

Ronde IV

Ronde VI/ Salterelle

Ronde IX

Rotem Gilbert, foles renascentistas

Concerto in A minor RV 108 Antonio Vivaldi (1678-1741)

Allegro

Largo

Allegro

Pauls Steeple Anonymous, The Division Flute (1706/1707)

Rotem Gilbert, flauta doce

Marco Teruel, guitarra barroca

Sonata à 4 TWV 43:d1 Georg PhilippTelemann (1681-1767)

Andante

Vivace

Largo

Allegro

Sonata sesta, Op. 5 Marco Uccellini (c.1603-1680)

Aria Seconda sopra É tanto tempo hormai, Op. 3 Uccellini

Dance Suite from fromTrepsichore Michael Praetorius (1571-1621)

Bransles double

Gavottes

Volte 

Integrantes: Rotem Gilbert, Flauta doce e gaitas de foles renascentistas, direção; Marco Teruel, guitarra barroca; Marina Mafra, flauta doce; Eliseu Barros, Renato Gomes,violinos; Lucas Bracher, violoncelo; e Robson Bessa, cravo

O Mamm fica localizado na Rua Benjamin Constant 790, no Centro da cidade. 

O Centro Cultural Pró-Música-UFJF fica localizado na Avenida Rio Branco 2.329, no Centro da cidade.

Confira a programação completa do 30º Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga

Outras informações:  (32) 3218-0336 (Centro Cultural Pró-Música-UFJF)