Cerimonial passou orientações gerais e respondeu dúvidas dos representantes (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Cerimonial passou orientações gerais e respondeu dúvidas dos representantes (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Representantes das turmas que irão participar da Colação de Grau Unificada da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) deste semestre reuniram-se na quarta-feira, 10, na Diretoria de Imagem Institucional para receberem orientações da equipe de cerimonial da instituição sobre a cerimônia. A reunião foi conduzida pelo diretor da Imagem Institucional, Márcio de Oliveira Guerra. 

As cerimônias de colação de grau ocorrem nos dias 30 e 31 de julho, em diferentes horários para cada curso. Um dos objetivos do encontro prévio é evitar possíveis imprevistos nas solenidades. Para o cerimonialista Bruno Ribeiro, essa é uma oportunidade para os formandos entenderem melhor como será a dinâmica na colação de grau. “A reunião tem o intuito de informar todos os formandos sobre as orientações para a cerimônia, como o horário de chegada, o juramento e onde retirar a beca. O propósito é facilitar a preparação do momento da solenidade, para que os formandos não saiam com dúvidas.”

Márcio Guerra destacou a importância da cerimônia para os alunos. “Essa é uma oportunidade que a UFJF concede aos formandos no sentido de proporcionar uma solenidade para quem, muitas vezes, não tem condição de participar de um fundo de formatura, por exemplo. Esta reunião é importante para que nós possamos nos preparar melhor para o momento da colação.” 

Além das orientações, foi realizado também o sorteio para definir o curso responsável por escolher o orador de cada uma das solenidades. Os nomes dos oradores devem ser comunicados à Diretoria de Imagem até o dia 19 de julho e o discurso deve ser enviado até a véspera da colação. 

Com relação aos juramentistas, cada área deverá indicar um nome que também deve ser escolhido até o dia 19 de julho. Há um modelo para cada curso disponibilizado pelo Cerimonial, mas o juramentista pode fazer alterações ou escolher outro juramento. Para os formandos que tiverem alguma pendência com a Biblioteca, é preciso solicitar o documento de “nada consta” até o dia 29 de julho. Para checar se há alguma pendência, o aluno deve acessar o Siga Acadêmico.

Representante dos formandos de Farmácia, Rayane Tereza Pacheco já está contando os dias para a colação de grau. Para a aluna, a cerimônia é a realização de anos de esforço. “É um momento de muita importância e emoção para mim. Foram cinco anos de curso em que eu aprendi muito, uma experiência que só enriqueceu minha vida. Estou muito animada para que finalmente chegue a colação.” O representante do curso de Fisioterapia, Luiz Eduardo Rocha, também não esconde a ansiedade para a cerimônia. “É uma expectativa muito grande. A solenidade torna-se a despedida de um momento importante das nossas vidas.”

Orientações

No dia da colação de grau, os formandos devem chegar com pelo menos uma hora e meia de antecedência ao Cine-Theatro Central. O cumprimento do horário é uma necessidade para que se confirme aqueles que realmente poderão colar grau. Além disso, é nesse tempo que antecede a cerimônia que as becas serão entregues e o termo de colação será assinado.

A fila para o início da cerimônia será realizada na galeria Ali Halfeld, ao lado do Cine-Theatro Central. No local, banners estarão postos para auxiliar a divisão dos formando por cursos. Neste momento, os alunos poderão tirar fotos com a beca, uma vez que após o fim da cerimônia eles sairão sem a vestimenta.

O tempo de duração de cada solenidade é de 60 minutos. Os formandos deverão entrar no teatro com o capelo na mão esquerda, colocando-o somente depois do juramento e do ato de colação feito pelo reitor junto ao aluno juramentista. Os capelos não precisam ser devolvidos pelos formandos, podendo ficar como recordação da solenidade. A beca, no entanto, deverá ser devolvida imediatamente após o término da colação.

Será disponibilizado um total de sete convites para cada um dos formandos, sendo dois deles de categoria VIP, nas fileiras iniciais do teatro. Se houver algum parente ou convidado obeso ou com alguma dificuldade de locomoção, a equipe de cerimonial deve ser avisada com antecedência para que sejam reservados espaços especiais. O contato pode ser feito pelo email cerimonial@ufjf.edu.br, em que deve ser informado o tipo de auxílio que será necessário.

O formando precisa estar atento à sua regularidade com o Enade, componente curricular obrigatório. Por força da lei, a UFJF é proibida de conferir grau a estudantes que estejam em situação irregular junto ao Enade. Caso tenha dúvidas quanto à sua situação, o aluno deve consultar a coordenação de seu curso para outras informações.

Equipes de fotografia ou cinegrafistas podem estar presentes na cerimônia, mas deverão ter convites individuais para a entrada na solenidade. Além disso, não poderão subir ao palco. A UFJF realiza a cobertura fotográfica da colação e disponibiliza as imagens em seu Portal, após a cerimônia. 

A entrega do diploma será realizada após a colação de grau. Para recebê-lo, o formando deverá ter em mãos o protocolo de participação na solenidade, que é entregue no final do evento, e, para os que tiverem pendências, o “nada consta” da Biblioteca Central. Caso não apresente algum dos documentos necessários, a entrega do diploma será inviabilizada, podendo ser requisitado junto à Central de Atendimento após a colação.

Outras informações: (32) 2102-3966 – Coordenação de Cerimonial e Eventos