Acontecem nesta quarta-feira, dia 10, as reuniões com representantes de turma para a Colação de Grau Unificada da Universidade Federal de Juiz de Fora  (UFJF) deste semestre. Os encontros terão a duração de 30 minutos e serão realizados na Diretoria de Imagem Institucional, no prédio da Reitoria, no Centro do campus, a partir das 9h30. O horário de início varia de acordo com cada grupo de cursos, especificado abaixo. O objetivo da reunião é orientar os formandos a respeito da solenidade, além de definir alguns pontos relevantes para o dia.

É essencial que cada curso seja representado por um estudante, responsável por repassar aos colegas as informações e as instruções recebidas. Também serão definidos, nesse momento, a escolha do orador de cada solenidade, por meio de sorteio, e a indicação do juramentista dos cursos. As reuniões serão de acordo com a seguinte ordem: 9h30: Cerimônia A; 10h: Cerimônia B; 10h30: Cerimônia C; 11h: Cerimônia D; 11h30: Cerimônia E; 12h: Cerimônia F. Confira abaixo quais cursos correspondem a cada grupo:O diretor de Imagem Institucional, Márcio Guerra, destaca que o encontro é indispensável para a construção ideal da solenidade. “Quando fazemos esse encontro, afinamos todos os detalhes do que vai acontecer na colação, preparamos os formandos para a sequência do evento, informamos quais são os procedimentos do dia, além de orientar sobre os procedimentos de assinatura do termo de colação, do recebimento do diploma e o dia da entrega dos convites.”

Márcio Guerra alerta, ainda, a respeito dos casos em que o formando ou algum parente ou convidado apresente dificuldades de locomoção ou obesidade. Ao se considerar que as cadeiras e portas de entrada do Cine Theatro Central são estreitas, há cuidados e procedimentos a serem tomados anteriormente ao dia do evento, visando o melhor conforto dessas pessoas.

“É importante que eles tenham essas informações para que possam repassar aos colegas. Assim, a solenidade de colação de grau, que tem como objetivo tratar todos os formandos da UFJF de forma igualitária, sejam ricos, pobres, que participam de fundo de formatura ou não, precisa ser perfeita. E para ser perfeita, ela precisa da participação de todos os estudantes.”

Outras informações: (32) 2102-3966 (Cerimonial-UFJF)