Capa da última edição da publicação (Foto: Divulgação)

Pesquisadores do Núcleo de Investigação Músculo-Esquelética (NIME) tiveram um artigo publicado no Journal of Oral Rehabilitation, um dos periódicos mais importantes da área.  Intitulado “Exercícios de resistência muscular à fadiga controlados por biofeedback para Desordem Temporomandibula”, o artigo é o resultado de dois trabalhos com o uso de um protocolo diferenciado para o tratamento de indivíduos com desordem temporomandibular associada à dor orofacial de origem muscular.

De acordo com o professor Alexandre Barbosa, do departamento de Fisioterapia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), o sistema de aplicação dos exercícios e o volume de trabalho aplicado são inovadores. “Após oito semanas da aplicação do protocolo foi evidenciada melhora na dor e também na eficiência muscular, bem como no tempo de resistência à fadiga muscular, um problema já previamente diagnosticado em indivíduos com a desordem e, até então, não estudado por meio de intervenção fisioterápica. Ademais, todo o protocolo foi controlado em todas as suas variáveis por meio de biofeedback, uma tecnologia que se vale dos sinais biológicos para controle da carga externa, repouso entre contrações musculares, tempo de contração, entre outros”.

Barbosa ressaltou ainda que os resultados divulgados podem ampliar as discussões sobre a aplicação destes exercícios mediados por biofeedback, com maior controle sobre a prescrição. “Focar na real necessidade do sistema muscular pode trazer melhores resultados, mesmo com terapias combinadas”.

Além de Alexandre Barbosa, participaram da elaboração do artigo as pesquisadoras Michelle Almeida Barbosa, Ariany Klein Tahara e Isabella Christina Ferreira, todas integrantes do NIME; e o pesquisador Leonardo Intelangelo, da Universidade del Gran Rosario, na Argentina.

Clique aqui e leia o artigo.

O NIME

O NIME é um grupo de pesquisa composto por docentes, fisioterapeutas, técnicos administrativos e estudantes dos cursos de Fisioterapia e mestrado em Ciências da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional do Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares.

Através de sua atuação na pesquisa e também na extensão, o NIME já realizou cerca de 1200 atendimentos à comunidade de Governador Valadares. “Foram 679 indivíduos atendidos e 1200 atendimentos durante os últimos dois anos, o que demonstra o real interesse das nossas linhas de pesquisa em nos aproximar da sociedade, colocando a Universidade à serviço do cidadão local, mas também atendendo ao desenvolvimento do conhecimento teórico-prático aos alunos de graduação, mestrado e doutorado, formando recursos humanos capacitados a multiplicar o conhecimento apreendido. Sendo assim, o impacto em longo prazo deverá ser ainda maior pela difusão do conhecimento e ações permanentes do grupo e suas vertentes ligadas aos programas de pós-graduação da UFJF”, ressaltou Alexandre Barbosa, coordenador do NIME.

O NIME possui projetos para o manejo da dor cervical, para atendimento aos portadores de desordem temporomandibular, para inserção de tecnologia de baixo custo para avaliação e tratamento do ombro doloroso, dentre outros.

CONGRESSO DE INVESTIGAÇÃO MÚSCULO-ESQUELÉTICA E BIOMECÂNICA

Entre os dias 13 e 14 de setembro o NIME vai promover o Congresso de Investigação Músculo-Esquelética e Biomecânica, em Governador Valadares.

O evento reunirá 12 mediadores e buscará fomentar a difusão dos conhecimentos produzidos e a troca de informações entre pesquisadores de diferentes regiões do país. “Teremos a presença de pesquisadores de São Paulo, Juiz de Fora, Diamantina, Belo Horizonte e, obviamente, de Governador Valadares, discutindo temas importantes como Neuromodulação, atividade física, envelhecimento e saúde, tecnologias na avaliação e tratamento de patologias músculo-esqueléticas, entre outras. O formato será muito convidativo à participação do congressista, com 4 mesas redondas de 1 hora e 30 minutos cada. Estimulamos aos colegas e alunos a participarem”, destacou Alexandre Barbosa.