Campanha da Diretoria de Imagem da UFJF reafirma a qualidade do Colégio de Aplicação João XXIII (Foto: Divulgação)

Em busca de valorizar a relevância e atuação do Colégio de Aplicação João XXIII, a Diretoria de Imagem Institucional da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) desenvolve uma campanha para o reconhecimento da excelência de ensino, pesquisa e extensão ofertados pela escola à sociedade. O projeto visa a conscientizar a comunidade interna sobre a importância da instituição, considerada referência na qualidade do ensino fundamental e médio para Juiz de Fora e região.

“Este é um compromisso dessa gestão, desde o período de campanha: fazer o máximo de ações que integrem o João XXIII ao ambiente da UFJF. Como parte da Universidade, é um setor que também sofre todo tipo de agressão por parte deste Governo; precisamos defendê-lo e mostrar o seu diferencial para a comunidade. É importante compreender a importância do Colégio para ajudar a defendê-lo”, afirma o diretor de Imagem Institucional da UFJF, Márcio Guerra, ex-estudante secundarista da instituição.

A campanha é composta por um vídeo e por 19 banners informativos, sendo 18 instalados no campus sede da UFJF e outro na entrada do Colégio. O material visual torna públicos alguns dos diferenciais encontrados no João XXIII.

Segundo a Diretora Geral do Colégio, o João XXIII, desde a sua fundação, em 1965, assume o compromisso com o ensino público, gratuito e de qualidade, promovendo a valorização e respeito às diversidades. “Nós adotamos o sorteio público como forma democrática de ingresso e, por isso, somos uma escola que atende a diferentes classes sociais e a diferentes grupos culturais, religiosos, étnico-racial, de gênero, entre outros existentes em nossa sociedade. Isso nos desafia a cada dia e nos enriquece profissional e pessoalmente”, pondera Eliete Verbena.

Destaques e premiações

O Colégio de Aplicação João XXIII participou de todas as 14 edições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), promovida desde 2005 pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC), sendo destinada aos alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio. Em 2018, ampliou a participação na Olimpíada e obteve um expressivo resultado, com 18 alunos premiados: dois medalhistas de prata, dois medalhistas de bronze e catorze alunos com certificado de menção honrosa.

Lucilene Hotz Bronzato, professora premiada do João XXIII (Foto: TV Escola)

Também no ano passado, a professora do João XXIII, Lucilene Hotz Bronzato, foi premiada na etapa Estadual do Prêmio Professores do Brasil 2018 (11ª Edição), pelo relato de prática pedagógica “Campanha educativa: sim. O melhor é falar sobre o suicídio!”. O Prêmio é uma iniciativa do MEC em conjunto com instituições parceiras para reconhecer, divulgar e premiar trabalhos de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria da qualidade da educação básica no Brasil.

“Assim como as pessoas, as instituições também precisam manter elevada a sua autoestima, para continuar inovando, propondo novas experiências. O Colégio é um lugar, por excelência, da experimentação, de novos projetos. Trata-se de uma Escola de vanguarda”, argumenta a professora.

O Colégio de Aplicação também acumula diversas premiações e menções honrosas em participações no Seminário de Iniciação Científica (Semic) da UFJF, promovido pela Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) da Universidade.  

Ensino, Pesquisa e Extensão

Competição dos “Jogos do João” (Foto: Divulgação/João XXIII)

O João XXIII oferece aulas de Inglês, Espanhol e Francês aos alunos e conta com o Núcleo de Apoio à Escola (NAE), compreendendo psicólogos, assistentes sociais, pedagoga e profissionais de enfermagem, atuando em diferentes ações e projetos, em articulação com as coordenações de segmento. Há também um Grupo de Trabalho sobre inclusão e acessibilidade para a discussão desta temática no espaço da escola, além do Grêmio Estudantil, representação discente que discute as principais temáticas do ambiente escolar.

No ensino, a escola conta com os Projetos Coletivos de Trabalho (PCTs) – propostas interdisciplinares por segmento/ano escolar que contam com temáticas diferentes em cada modalidade de ensino, englobando ensino fundamental, médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Segundo a Diretora de Ensino do Colégio, o João XXIII é uma escola que busca assegurar uma educação de qualidade, pautando seu trabalho no respeito aos direitos humanos, à diversidade e à sustentabilidade socioambiental. Margareth Pereira afirma que o trabalho pedagógico desenvolvido no Colégio é pensado coletivamente. “As ações pedagógicas são organizadas visando a uma aprendizagem significativa, que amplia as vivências dos alunos para além dos muros da escola. Nessa perspectiva, podemos destacar os projetos coletivos e as ágoras, que levam os estudantes a refletirem sobre a realidade a partir de outros contextos”.

A instituição ainda promove diversas semanas acadêmicas, como Semana de Ciências e Matemática; a Semana de Ciências Humanas; a Feira Literária do João XXIII; e os Jogos do João.

Oficina de dança com alunos dinamarqueses (Foto: Divulgação)

Em 2018, foram desenvolvidos 28 projetos de Extensão (sendo dois em interface com a Pesquisa) no Colégio, com temáticas pertinentes aos departamentos de Letras e Artes; Educação Física; Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemática.

O Colégio de Aplicação João XXIII conta ainda com um acordo de intercâmbio, firmado entre a instituição e a escola dinamarquesa Mariagerfjord Gymnasium, que amplia a aprendizagem e a vivência entre culturas distintas. Em fevereiro de 2018, 38 estudantes e dois professores da Dinamarca foram recepcionados pelo Colégio.

Formação de professores

Um dos compromissos assumidos pelo Colégio é a formação inicial de professores – estagiários e alunos nas práticas pedagógicas vindos das licenciaturas oferecidas pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Já a formação continuada de professores contempla socialização dos conhecimentos sobre o ensino de ciências naturais e sustentabilidade, com foco na formação de docentes.

O Colégio oferece o “Cantinho da Leitura”, espaço criado para contato com a leitura (Foto: Divulgação)

Além disso, o Programa de Treinamento Profissional proporciona aos estudantes a participação em projeto acadêmico de ensino, de experiências e vivências que fortaleçam a qualidade de seu aprendizado, ampliem seus percursos formativos e os comprometam com a ética, a cidadania e a sociedade.

54 anos de excelência

Nascido Ginásio de Aplicação João XXIII e pertencente à Faculdade de Filosofia e Letras de Juiz de Fora, o Colégio foi criado em 1965, pelo professor Murílio de Avellar Hingel, ex-Ministro da Educação, como uma escola de experimentação, demonstração e aplicação, para atender aos licenciandos em termos de pesquisa e realização de estágios supervisionados. Inicialmente, a Escola contava com a 1ª série ginasial (atual 6º ano do ensino fundamental) e 23 alunos.

Com a Lei nº 5.692/71, o Ginásio passou a ser chamado de Colégio de Aplicação João XXIII, mantendo apenas as quatro séries finais do ensino fundamental. A Reforma Universitária tornou o Colégio um órgão anexo à Faculdade de Educação da UFJF. Com a separação física da Faculdade de Educação, o Colégio de Aplicação passou a ter o seu corpo administrativo, com direção própria.

Em 1989, por meio da Portaria nº 584, de 28 de novembro, a Escola vinculou-se administrativamente à Pró-reitoria de Ensino e Pesquisa, atual Pró-reitoria de Graduação (Prograd).

Ao longo da trajetória do Colégio, outras mudanças aconteceram: foram implantadas as séries iniciais do Ensino Fundamental (1980), o Ensino Médio (1992), o Curso para Educação de Jovens e Adultos (1997-1999), além do Curso de Especialização em Prática Interdisciplinar (2000). Em 1998, o Colégio de Aplicação João XXIII tornou-se uma Unidade Acadêmica, de acordo com o novo estatuto da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Atualmente, o Colégio conta com cerca de 1.350 alunos, matriculados em 24 turmas de ensino fundamental e nove de ensino médio, além de oito turmas atendendo a alunos do Curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e duas turmas dos cursos de especialização. Possui cerca de cem professores e mais de 30 técnico-administrativos em educação (TAEs) e uma infraestrutura física com laboratórios, biblioteca setorial, galeria de arte, complexo esportivo, dentre outras instalações.

Segundo Márcio Guerra, a campanha de valorização foi integralmente discutida com a direção do João XXIII e com a sua comunidade interna. “Espero que as pessoas conheçam mais o João XXIII e, quem já está lá dentro, valorize ainda mais o Colégio”, finaliza o Diretor de Imagem Institucional da UFJF.

Outras informações:

(32) 2102-3970 – Diretoria de Imagem Institucional

(32) 3229-7602 – Colégio de Aplicação João XXIII