O aluno do 6º ano, Mateus Gomes Ricardo, venceu concurso de criação de arte para o evento (Foto: Divulgação/C. A. João XXIII)

A Semana de Ciências e Matemática do João XXIII começa nesta terça-feira, 18, com uma intensa programação de palestras, mostra de trabalhos científicos, feiras, gincanas, cursos e um festival de xadrez. As atividades envolvem todos os segmentos do Colégio, incluindo alunos do Ensino Fundamental , Médio e Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Com o tema “sustentabilidade”, a proposta é semear uma cultura de valorização de atitudes que contemplem a preservação da natureza, a promoção do bem-estar social e a gestão eficiente de recursos, integrando várias áreas do conhecimento na execução de soluções práticas que desmistifiquem o tema como competência exclusiva das ciências naturais.

Palestras sobre consumo sustentável e consciente e sobre alimentação saudável pretendem despertar reflexões sobre as práticas positivas de aquisição de produtos que preservam os recursos naturais e ainda alertam sobre o uso dos agrotóxicos e seus efeitos na alimentação e saúde. Uma oficina de matemática abordará o aprendizado da disciplina a partir de conceitos de reciclagem.

Durante a semana haverá plantio de mudas e estudos sobre as alternativas agroecológicas para o manejo das culturas. No circuito científico, os alunos realizarão experimentos com energia limpa e ainda aprenderão sobre a produção de brinquedos científicos sustentáveis. Ainda estão programadas exposições e oficinas voltadas para a comunidade.

A palestra de abertura discute os caminhos para a produção do saber ambiental, com a professora Angélica Cosenza e a mestranda Letícia Riguetto da Faculdade de Educação da UFJF.

O desenho escolhido para representar a Semana de Ciências e Matemática do João XXIII é de autoria do aluno do 6º ano A, Mateus Gomes Ricardo. Ele venceu o concurso realizado entre alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, promovido por uma comissão de professores. Segundo Mateus, o resultado foi inesperado e motivo de muito alegria. “Cada elemento do desenho foi pensado para encaixar com o tema da semana como, por exemplo, os peixes, o tubo de ensaio e o símbolo da reciclagem. Estava tão empenhado com o concurso que cheguei a fazer aulas particulares com o professor de artes, Marcelo Veloso, e gastei três cadernos para chegar ao resultado desejado”, explica.

A Semana de Ciências e Matemática do João XIII é organizada pelos Departamentos de Ciências Naturais e Matemática, e ocorre entre os dias 18 e 22 setembro.

Confira a programação.