Programação vai de 15 a 17 de agosto, com palestras, debates e mostra de filmes (Imagem: Reprodução)

Encontrar maneiras para reverter os problemas e desequilíbrios decorrentes do crescimento desenfreado da população urbana nas cidades brasileiras. Este é o assunto escolhido pelo Colégio de Aplicação João XXIII para ser trabalhado durante a Semana de Ciências Humanas 2018, que traz o tema “Cidades (in)Visíveis” e ocorre entre os dias 15 e 17 de agosto. O evento interdisciplinar foi pensado como um espaço de debate para os alunos da instituição acerca dos principais desafios urbanos contemporâneos.

A programação é vasta e contempla faixas etárias de todos os alunos do Colégio. As atividades incluem propostas em sala e nos demais espaços da escola com brincadeiras, visitas guiadas, aulas e exposições produzidas para o primeiro segmento, destacando a importância do brincar e do espaço da escola. No segundo segmento, o formato das discussões inclui palestras, filmes, bate papos e mesas redondas, além das exposições.

Para o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) serão realizadas palestras, mesas redondas, mostras de filmes e de curtas que discutem temas como cidade, ambiente e justiça; urbanização; planejamento urbano e patrimônio históricos. Além de adquirirem novas informações e experiências a respeito do tema, os estudantes também são convidados a participar ativamente dos encontros, expondo suas visões e articulando seus raciocínios a partir do conhecimento adquirido.

A programação completa conta ainda com a contribuição de diversos professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), bem como profissionais de diversas áreas que irão possibilitar grandes discussões sobre a temática.

Professora do Departamento de Ciências Humanas do Colégio, Giselle Moreira comenta que o maior objetivo das atividades é “ampliar os olhares dos nossos alunos sobre a sociedade, a cidade, seus problemas e enfrentamentos e as possibilidades da escola”, promovendo não apenas a discussão das questões levantadas, mas a busca por novos caminhos possíveis. Ela coloca ainda que os temas foram escolhidos de forma a abranger as diferentes disciplinas da área de humanas, que possam ser trabalhados do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, de uma maneira que o ensino “ultrapasse os espaços da sala de aula”.

As atividades são para o público interno, porém, algumas exceções podem ser abertas. Para isso, é necessário entrar em contato com a comissão organizadora do evento, formada por professores do Departamento de Ciências Humanas do Colégio.

Mais informações: (32) 3229-7602 – Colégio de Aplicação João XXIII