Aproximadamente 60% dos juiz-foranos estão acima do peso – percentual superior a média nacional, de 53,8%. Os dados, obtidos por meio de pesquisas do Programa de Pós-graduação em Saúde da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), apontam para a necessidade de estratégias capazes de enfrentar o problema. Há dez anos o projeto de extensão “Atendimento multidisciplinar de pacientes com obesidade e síndrome metabólica” trabalha a temática, recebendo pacientes obesos e com sobrepeso no Hospital Universitário.

Equipe do projeto ‘Atendimento multidisciplinar de pacientes com obesidade e síndrome metabólica’, que atua há dez anos no HU 

O atendimento ambulatorial é biopsicossocial, realizado individualmente a partir do encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou pelo próprio HU. As experiências resultadas desses atendimentos foram agora transformadas em conteúdos educativos. A cartilha didática ‘Prevenindo e tratando o excesso de peso’ e a edição temática do HU Revista – Obesidade: da fisiopatologia ao tratamento pretendem conscientizar a população, os pesquisadores e os profissionais de saúde sobre o assunto. O lançamento das publicações acontece no dia 24 de abril, às 11h, no hall da Faculdade de Medicina (Famed) da UFJF.

A mensagem difundida na cartilha propõe um estilo de vida saudável, sem a exigência de uma alimentação cara ou atividades intensas. Resgatar uma alimentação natural e caseira, criar receitas com ingredientes baratos, planejar as refeições dentro do contexto familiar e atividades físicas rotineiras são algumas das orientações. “É importante ver cada paciente como um multiplicador, ou seja, leva essas informações para a família e as divulga no seu meio de convívio. Isso traz um benefício para a população”, explica a coordenadora do projeto, Danielle Ezequiel.

São considerados indivíduos com sobrepeso aqueles com Índice de Massa Corporal (peso dividido pela altura ao quadrado) entre 25 e 29,9, e obesos os que têm esse índice igual ou maior do que 30.  No inquérito populacional, orientado pelo professor Rogério Baumgratz de Paula, a amostra de 1.032 indivíduos de diferentes bairros de Juiz de Fora revelou que apenas cerca de 40% deles estava com peso adequado.

“Essa média dos juiz-foranos acima do peso é maior do que a nacional, equivalente a 53,8%, segundo a Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel). Por isso, nos preocupamos em divulgar a prevenção e tratamento do excesso de peso, realizando um atendimento humanizado, individualizado, multidisciplinar, e criamos esses conteúdos para pesquisadores, profissionais de saúde e comunidade”.

Para a professora Danielle Ezequiel, a extensão possibilita ensinar e aprender paralelamente, trazendo  atendimento de qualidade, baseado em conhecimento científico e colocá-los na prática do aluno (Foto: Rodrigo Milanni)

De acordo com Danielle, os resultados obtidos pelo projeto fazem parte do alinhamento entre extensão universitária e a produção de conhecimento acadêmico, pois tradicionalmente a Medicina trabalha com práticas focadas no atendimento a comunidade. “Isso parece muito natural para nós, considerando o contato com outro. A extensão nos possibilita ensinar e aprender paralelamente, trazendo um atendimento de qualidade, baseado em conhecimento científico e colocá-los na prática do aluno.”

“Uma cartilha como esta é muito importante, pois informa para a população de uma maneira simples e acessível, o resultado da pesquisa de docentes, especialmente da Danielle, com seus bolsistas. Transmite conhecimento para ser guardado e consultado de acordo com a necessidade das pessoas, por exemplo, o tratamento do sobrepeso. É importante destacar a dimensão educativa deste projeto”, afirma a pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra.

De acordo com Ana Lívia, a Pró-reitoria de Extensão (Proex) tem a preocupação de promover as melhores condições para o bom andamento do desenvolvimento dos projetos e dos programas, dessa forma, trabalha com editais, para oferecer bolsas aos estudantes e o suporte necessário a realização das atividades, entre elas, materiais pedagógicos. “Especificamente neste projeto, os recursos são de um edital da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Fadepe), provindo para atender as atividades desenvolvidas na UFJF.”

O projeto

O “Atendimento multidisciplinar de pacientes com obesidade e síndrome metabólica” atua desde de 2009 e engloba uma equipe multiprofissional composta pela equipe médica, pelos residentes em endocrinologia, clínica médica, nutrição, fisioterapia, educação física, serviço social, enfermagem e farmácia, pelos bolsistas de extensão e pelos alunos do internato da Faculdade de Medicina (Famed). O ambulatório acontece todas as sextas-feiras, a partir das 9h.

Para participar do projeto, é necessário ser constatado que o indivíduo está acima do peso, com índice de massa corpórea maior ou igual a 25. Geralmente, o encaminhamento acontece por meio da atenção primária, realizada pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), ou triagem feita no Hospital Universitário (HU). A ação atende Juiz de Fora e regiões próximas da Zona da Mata Mineira

Outras informações:

(32) 4009-5401 – HU – UFJF Unidade Dom Bosco