Os diferentes sentidos que as videoaulas de Geografia escolar têm na vida de estudantes e as consequências desse recurso didático para essa disciplina foram investigados na dissertação do mestrando Henrique Lage Chaves. O estudo foi desenvolvido e apresentado no Programa de Pós-graduação em Educação, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

A pesquisa combinou estudos sobre cibercultura, teoria histórico-cultural e ciência geográfica para compreender variados enunciados nos comentários registrados no player das videoaulas. “Os sentidos construídos nos usos de videoaulas de Geografia escolar no YouTube são únicos, sendo que refratam traços das vivências de cada usuário. Ao comentar, o sujeito direciona, de dentro pra fora, traços de suas vivências, moldando o sentido das palavras que ele usa”, acredita Chaves.

O mestrando explica que a técnica utilizada para selecionar os vídeos foi a “bola de neve.” Nesse caso, as pessoas escolhidas para a pesquisa convidam outras que normalmente participam de suas redes de relações cotidianas. Ao todo, o pesquisador reuniu 20 videoaulas. Dos players dessas, foram selecionados 104 comentários.

Sobre qual foi a compreensão resultante da pesquisa, o acadêmico observa que as videoaulas acumulam milhões de visualizações semanais e têm “potencial de imprimir marcas profundas à educação de Geografia escolar no Brasil”. Junto a isso, ele ressalta ser necessária uma educação para às mídias, uma vez que os alunos vivenciam, no ciberespaço, situações importantes para seu desenvolvimento na “vida offline”; assim como defende a permanência das práticas na escola. “O uso de videoaulas, dentro de suas características positivas, tem sim relevância e pertinência  e auxilia o processo de ensino-aprendizagem de nossos educandos. Contudo, não têm condições de substituir as vivências autóctones de uma sala de aula.”

Para o professor orientador, Cassiano Caon Amorim, a pesquisa é inovadora ao articular e compreender os usos das videoaulas a partir de uma abordagem multifacetada de diversos autores. “Tanto no âmbito das metodologias de ensino, quanto em importantes contribuições para a formação de professores, a pesquisa está em sintonia com o tempo presente. O trabalho ainda aponta importantes contribuições para a produção de conteúdos online de interesse de docentes, youtubers, estudantes e outras pessoas que tenham interesse nessa área.”

Contato:
Henrique Lage Chaves (Mestrando)
henriquelchaves@gmail.com

Banca examinadora:
Prof. Dr. Cassiano Caon Amorim (Orientador – UFJF)
Profa. Dra. Adriana Rocha Bruno (UFJF)
Prof. Dr. Bruno Muniz Figueiredo Costa (UFJF)
Prof. Dr. André Azevedo da Fonseca (UEL)

Outras informações: (32) 2102-3665 – Programa de Pós-graduação em Educação