Pesquisa aponta como o Jornal Nacional abordou Copa do Mundo e Jogos de Verão (Foto: Alice Coêlho/UFJF)

Ao sediar os dois maiores megaeventos esportivos da era contemporânea – a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos de Verão, respectivamente em 2014 e 2016 – o Brasil ficou em voga ao se tornar o centro do mundo desportivo durante parte da segunda década do século XXI. Com o objetivo de mostrar como o maior conglomerado de comunicação do país cobriu estes eventos, o jornalista Matheus Sampaio de Souza analisou como o Jornal Nacional (JN) executou as coberturas jornalísticas, percebendo as diferenças e as complexidades apresentadas ao longo das eventualidades.

Intitulada “A cobertura de megaeventos esportivos: estratégias e mensagens do Jornal Nacional em editorias especializadas”, a pesquisa apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCom) teve como base estudos que mostram a relevância sociológica do esporte e do futebol para o país, demonstrando o apelo social, político e econômico que tais eventos apresentam para a sociedade moderna e globalizada. A fim de estudar a atuação do Jornal Nacional dentro dessas coberturas, o estudo também traz uma contextualização histórica deste produto jornalístico.

“O trabalho se propôs a fazer um ‘raio X’ de como uma grande empresa de comunicação se prepara e realiza a cobertura de megaeventos. De maneira geral, buscamos entender de que forma o trabalho dos profissionais envolvidos é organizado, os tipos de conteúdo e mensagens que são enviadas para o público”, explica Sampaio.

A análise foi dividida em aspectos qualitativos e quantitativos. A primeira delas foi baseada na entrevista com profissionais da Rede Globo para descobrir aspectos ligados a preparação, linguagem, rotina de trabalho, execução de tarefas e planejamento de cobertura desses megaeventos. A segunda trata-se de uma decupagem de 40 edições do JN no período das eventualidades. Dessa forma, o estudo conseguiu tirar conclusões relevantes sobre questões relacionadas ao próprio fazer da profissão, sobre a influência do mercado e do capital na produção de conteúdos jornalísticos, assim como sobre os impactos dos megaeventos para os países.

Sampaio comenta que o interesse por assuntos referentes ao esporte vem da infância e, que na vida acadêmica, ganhou novos contornos. “O esporte é muito mais do que uma simples competição. Ele exerce influência sobre as pessoas, por isso, decidi trabalhar com esse tema. Os megaeventos esportivos são os momentos mais visíveis dessas competições em torno do mundo. A intenção era tentar entender os aspectos ligados à própria profissão do jornalista e o impacto dos conglomerados de comunicação nessas coberturas, além das mensagens que o público recebe como produto final desse trabalho.”

O jornalista acredita que, por meio de produtos como competições esportivas, é possível criar um retrato de pontos intrínsecos das relações sociais. “A partir de um estudo como o que foi realizado, é possível fazer uma leitura muita clara sobre a identidade brasileira; processos de espetacularização midiática; condições de trabalho na profissão jornalística; e sobre o impacto do capital e da força de um conglomerado de comunicação em uma grande cobertura. Esses são alguns dos pontos fortes da contribuição da nossa pesquisa para a academia.”

De acordo com o coorientador do projeto, professor Márcio Guerra, a pesquisa traz uma contribuição para os estudos referentes à comunicação e ao esporte, principalmente por analisar dois grandes momentos que o Brasil viveu durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas. “O estudo avalia a experiência de cada megaevento esportivo relatado pelo Jornal Nacional. Há uma análise que mostra um conteúdo muito interessante sobre as formas que o jornal televisivo estruturou, se preparou e transmitiu a cobertura de cada uma das eventualidades. É fundamental destacar que o Brasil precisa sempre estar discutindo a relevância dos megaeventos e como eles impactam na imagem do nosso país”, finaliza.

Contatos:

Matheus Sampaio de Souza – (Mestrando)
matheusjf93@gmail.com

Luiz Ademir de Oliveira – (Orientador)
luizoli@ufsj.edu.br

Márcio de Oliveira Guerra – (Coorientador UFJF)
marcio.guerra@ufjf.edu.br

Banca examinadora:

Prof. Dr. Luiz Ademir de Oliveira – (Orientador – UFJF)

Prof. Dr. Márcio de Oliveira Guerra – Coorientador – UFJF)

Prof. Dr. Paulo Roberto Figueira Leal  (UFJF)

Prof. Dr. Anderson Gurgel Campos – (Mackenzie SP)