DegusteJF tem início nesta quinta-feira, 24, às 12h. (Foto: Gabriela Maciel)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá sediar o DegusteJF a partir desta quinta-feira, 24, com transmissão dos jogos da Copa do Mundo de Futebol. Como parte da programação, equipes de competição da instituição irão se apresentar, levando inovação ao público com aeromodelismo, robôs, veículos e até desenvolvimento de foguetes. Também há experimentos de ciência, apresentações culturais e sessões especiais no Planetário do Centro de Ciências.

As equipes de competição são compostas por alunos e têm disputado, nacionalmente, campeonatos de alto nível. Recentemente, a Microraptor, de aeromodelismo, ganhou concurso nacional e irá representar o Brasil na etapa internacional da modalidade. As apresentações serão das 13h às 19h nos dias 25, 26 e 27 de novembro. 

Na sexta-feira, 25, haverá apresentação de aeromodelismo (Microraptor), foguete mostruário (Supernova) e de robôs (Rinobot).  No sábado, 26, a Rinobot volta a apresentar os robôs e a equipe Escuderia trará um carro de fórmula 1. Já no domingo, 27, será a vez da equipe Baja apresentar ao público seu carro off road e da equipe Capivara, seu veículo elétrico de eficiência energética. 

No mesmo stand, também das 14h às 18h nos dias 25, 26 e 27, professores e alunos do Departamento de Física irão fazer demonstrações de experimentos científicos.  Segundo o coordenador da iniciativa, Rodrigo Dias, a intenção é demonstrar o conhecimento produzido para a interação com o público. “Estamos preparando nossa equipe para o evento e pretendemos colocar ainda uma impressora 3D para que as pessoas vejam as tecnologias em funcionamento”. Além disso, entre 13h e 19h, empresas incubadas no Critt, de setores diversos ligados à tecnologia e inovação, também estarão no local.

Centro de Ciências

O Centro de Ciências da UFJF estará aberto para visitação guiada dos participantes do evento, entre 14 e 17h, nos dias 25, 26 e 27. Nesse período, haverá três sessões de dez minutos para que o público possa viver uma experiência emocionante de imersão no sistema solar com resolução de imagens transmitidas em 360 graus em uma cúpula de 12 metros de diâmetro, dentro do espaço do Planetário. Os horários de exibição serão: 14h30, 15h30 e 16h30. Não é necessário agendamento prévio, mas as vagas estão sujeitas à capacidade do evento.

Apresentações culturais

A Orquestra da UFJF se apresenta às 19h na sexta-feira, 25, encerrando as atividades do dia. Também estão previstas outras apresentações culturais no sábado e domingo de 15h às 16h. A programação completa está sendo divulgada no instagram do evento. A entrada é gratuita, de acordo com a capacidade de público do local.