Não é preciso ir até a Rússia para ficar ainda mais por dentro do futebol durante e após a Copa: a coluna #UFJFoportunidades lista nove iniciativas da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para quem quer ficar expert nesse esporte, seja praticando no campus ou participando de grupo de pesquisa.

1) Participar de times de futebol da UFJF

futebol

Equipe de futebol com adolescentes na Faefid já disputou campeonato mineiro

A Faculdade de Educação Física possui dois times de futebol destinados a crianças e adolescentes. O objetivo é encontrar jovens com talento em potencial para integrarem as equipes e participarem de competições municipais e estaduais. Segundo o coordenador, professor Marcelo Matta, “a missão é transformar o projeto em um centro de referência para jovens jogadores, através de treinos, infraestrutura e competências que exijam os estímulos deles”.

Em julho, serão abertas seletivas para a categoria sub-17 e goleiros. No entanto, interessados em participar das equipes podem entrar em contato em qualquer época do ano.  
Outras informações: facebook.com/futebolufjf

Secretaria da Faefid: (32) 2102-3281

2 – Acompanhar a cobertura da Copa do Mundo pela Rádio Facom

Equipe transmite competição mundial de 14 de junho a 17 de julho (Foto: Twin Alvarenga)

Equipe transmite jogos e produz boletins informativos sobre a Copa do Mundo (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Bolsistas e ex-alunos da Faculdade de Comunicação (Facom) estão transmitindo as partidas da Copa do Mundo. Além disso, diariamente elaboram boletins informativos sobre a competição para deixar os ouvintes atualizados. “Narramos os jogos, com paixão pelo futebol, e na busca por realizar o melhor trabalho”, comenta o bolsista e integrante da equipe esportiva Hugo Mendes.

Ouça a rádio online.

3 – Ouvir o programa de rádio “Futebol Total”
Programa da Rádio Facom sobre campeonatos internacionais. A equipe esportiva comenta as principais rodadas de disputas como Libertadores da América, Sul-Americano e principalmente do futebol europeu, como a Champions League. A transmissão ocorre toda segunda-feira, às 13h.

4 – Assistir aos jogos do Brasil na Praça Cívica

jogo brasil ufjf copa praca civica

Próximo jogo do Brasil, nesta quarta, 27, também será exibido na Praça Cívica (Foto: Squadrone Brasil)

Para torcer sem sair do campus, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) exibe, em um telão, os três primeiros jogos do Brasil na Praça Cívica. O evento é gratuito e conta com venda de pipoca e refrigerante durante a transmissão. Representante da Comissão de Finanças do DCE, Aline Gomes, afirma que a ideia surgiu “para aproximar o Diretório dos estudantes e para que as pessoas possam interagir, conhecerem-se melhor”.

5 – Fazer parte do grupo de pesquisa “Comunicação, Esporte e Cultura”
O grupo de pesquisa da Faculdade de Comunicação estuda o esporte como elemento cultural, a integração entre mídia e esporte e também a relação de poder entre instituições, atletas, torcedores e outros sujeitos do meio. Coordenado pelo professor Márcio Guerra, o grupo, aberto ao público, reúne-se na faculdade, toda quinta-feira, às 11h.

Outras informações: (32) 2102-3601  e 2102-3602 (Faculdade de Comunicação) e 2102-3967 (Diretoria de Imagem Institucional)

6 – Participar de Atléticas UFJF

atletica_odonto_ufjf

Disputa entre equipes da Farmácia e da Odontologia nas Olimpíadas UFJF (Foto: Olimpíadas UFJF)

Para quem é aluno da UFJF, algumas Atléticas possuem times femininos e masculinos de futebol. Os treinos são organizados de acordo com a disponibilidade de cada equipe e há ainda a possibilidade de participar de campeonatos. Para participar, basta procurar a Atlética do curso e seguir as orientações sobre a organização das esquipes.

7 –  Cursar disciplinas sobre futebol na Faefid
Estudantes da UFJF, alunos de outra instituição pública ou privada ou mesmo quem já se formou podem cursar disciplinas da Faculdade de Educação Física e Desportos relacionadas a futebol, como “Iniciação ao Futebol” e “Aperfeiçoamento em Futebol”. Alunos da Universidade podem tentar uma vaga como disciplina eletiva nos períodos de matrícula, caso haja oferta e autorização de coordenadores de curso. Discentes de outra instituição ou graduados têm a possibilidade de solicitar uma vaga de “disciplina isolada”, caso esteja sobrando.  Para isso, devem se inscrever na Central de Atendimento da UFJF. O próximo prazo para se candidatar será em agosto – os dias específicos ainda serão divulgados.

Saiba as regras de disciplinas isoladas.

Acesse a grade de horário da graduação na Faefid.

8 – Ler o mais novo livro: “Fluxo e Comportamento Humano: uma Psicologia para o Esporte”
O professor da Faefid e doutor em psicologia do esporte, Renato Miranda,  lançou livro baseado em conceitos como Flow-Feeling e teoria de Mihaly Csikszentmihalyi, relacionados a uma “poderosa energia mental que impulsiona o indivíduo em direção a um objetivo positivo”.  Confira a análise do professor sobre a influência do fator psicológico na Copa do Mundo 2018.

Outras informações:  (32) 2012-3281 – Faculdade de Educação Física e Desportos (Faefid)

9 – Consultar o Dicionário da Copa
O dicionário, criado pela UFJF em parceria com a FrameNet Brasil, é uma plataforma eletrônica que explica todo o vocabulário ligado ao futebol. Está disponível em português, inglês e espanhol e pode ser acessado de qualquer tipo de dispositivo online: smartphones, tablets, smartTVs e computadores. Consulte o dicionário.