“Nosso objetivo é mudar o mundo através de você!” Para 70 selecionados, a mensagem registrada no site do projeto Garra ganhou novo significado após a divulgação da lista de convocados para matrícula presencial no cursinho popular, a última de cinco etapas para a efetiva participação no programa, que é realizado por meio de um projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Agora, para iniciarem os estudos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos devem fazer a matrícula presencial na próxima segunda-feira, dia 18.

Foram 700 candidatos passando por todas as fases da seleção para o cursinho popular. Após inscrição, prova diagnóstica, sorteio eliminatório e, por último, entrevistas realizadas com 140 candidatos, a lista de convocados para a matrícula presencial foi publicada no site do Garra e na página de Facebook do projeto.

Para efetivar a matrícula e dar um passo importante para conquistar o sonhado desempenho no Enem, é necessário apresentar identidade, CPF e comprovante de residência no primeiro dia de aula, na próxima segunda-feira, 18, na sala 1.402 da Faculdade de Letras da UFJF. Nos próximos dias, será divulgada a lista de espera para preencher as vagas de quem não consolidar a matrícula. A oportunidade é para os 70 candidatos que participaram da fase de entrevistas, mas não foram sorteados na etapa seguinte.

“Não negocie seus sonhos”

Em seu terceiro ano de realização, o cursinho terá início no dia 18 e a previsão é de ir até a semana do Enem, sendo sediado na Faculdade de Letras, onde, além de aulas normais no período noturno durante a semana, serão efetuados simulados, monitorias e aulões extras em alguns sábados.

Para a presidente do Garra, Marina Silva, a realização do cursinho é aperfeiçoada a cada ano, e o que permanece na memória dos participantes são as histórias de vidas mudadas por meio do projeto de universalização do conhecimento. “O Garra já vem acumulando, a cada ano, muitas aprovações e muitas histórias de superação. Ver as vidas que foram impactadas nos dois anos anteriores só nos dá força e motiva para melhorarmos cada vez mais, porque sabemos que estamos no caminho certo. Assim, temos certeza de ter um Garra melhor nesse terceiro ano de atuação.”

Marina ainda salienta que é indispensável a persistência dos estudantes – selecionados para o cursinho ou não – para conquistar o objetivo de ingressar na Universidade. “O lema do Garra é ‘Não negocie seus sonhos’, e acreditamos nisso piamente, tanto para as 70 pessoas aprovadas, quanto para as 630 que não foram chamadas; e bem como para todas e todos que têm o sonho de entrar em uma universidade. Não negocie seus sonhos”, afirma a presidente.

No início do semestre letivo ainda será divulgado edital para seleção de monitores que serão adicionados ao quadro de colaboradores do projeto, atualmente com 55 membros.

Outras informações: Garra – cursinho popular

contato.projetogarra@gmail.com