Estão abertas as inscrições para o processo seletivo de professores do Cursinho Popular Garra da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Podem se candidatar estudantes de quaisquer cursos de graduação ou pós-graduação da Instituição. As inscrições devem ser realizadas, por meio de formulário eletrônico, até as 22h do dia 5 de dezembro.

Confira o edital.

São 20 vagas nas áreas de Geografia, História Geral, História do Brasil, Filosofia, Sociologia, Química Orgânica e Inorgânica, Física, Biologia, Matemática, Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Inglês e Espanhol. O Garra pode alocar o candidato em vaga diferente da indicada como preferencial, de acordo com as necessidades do cursinho.

O processo seletivo será realizado em duas etapas eliminatórias. A primeira delas é o preenchimento da ficha de inscrição e o encaminhamento da videoaula requerida no edital, que deve ser compartilhada, até o dia 6 de dezembro por meio do Google Drive, com o e-mail selecao.garra@gmail.com. Na segunda fase serão exigidas as habilidades de dar uma aula on-line e ao vivo. Nessa etapa também ocorrem as entrevistas.

De acordo com a vice-presidente do Garra, Gabrielle de Oliveira Victorelli, o trabalho voluntário desenvolvido no cursinho popular impacta de forma significativa a vida dos alunos, auxiliando na preparação para o vestibular e proporcionando ensino de qualidade, com aulas, monitorias e material didático.

“O curso também contribui para uma formação crítica, tendo em vista que o ensino dentro do projeto busca construir uma relação dialógica e próxima à realidade dos nossos estudantes. Além disso, há o desenvolvimento de projetos extraclasse, como palestras, rodas de conversa, discussões sobre filmes e documentários a fim de fomentar um espaço de reflexão contínua”, reitera Gabrielle.

A divulgação dos aprovados ocorre no dia 21 de dezembro e os selecionados começarão a atuar no projeto de forma on-line durante a pandemia, até que haja as condições necessárias e autorização por parte da UFJF para o retorno presencial.

O Garra

Criado em 2017 com o intuito de democratizar o acesso à Universidade, o curso conta com uma equipe composta inteiramente por voluntários, buscando trabalhar as demandas de processos seletivos como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além das aulas preparatórias, são oferecidos materiais didáticos, monitorias, conteúdos complementares e simulados periódicos. O curso é gratuito e voltado para estudantes da rede pública de ensino ou bolsistas integrais de escolas particulares.

E-mail: contato.projetogarra@gmail.com
Facebook: @garracursinhopopular
Instagram: @garra.cursinho

Acompanhe a UFJF nas redes sociais